Uso dos Novos Anticoagulantes Orais em Pacientes Portadores de DRC 4/5

O uso dos novos ACO tem se tornado cada vez mais frequente em pacientes portadores de fibrilação atrial e seu uso tem sido muito debatido nos pacientes portadores de doença renal crônica em especial nos pacientes com RFGe <30 ml/min levando-se em conta que a segurança no uso destes medicamentos ainda seja motivo de debate na literatura já que literatura advogam o uso da Varfarina como anticoagulante de escolha nesta situação já que os pacientes portadores de DRC foram excluídos dos ensaios clínicos que testaram estas drogas na população geral.

A maior parte dos novos ACO tem uma eliminação renal. A tabela abaixo traz um resumo do uso destes anticoagulantes em pacientes com FA portadores de DRC na prevenção de AVC. Como se nota, na tabela, o Apixaban e Rivaroxaban  parecem ser mais seguros na utilização, nesta situação clínica específica, ao passo que deve-se evitar o uso do  Dabigatran e Edoxaban por apresentarem um clearance renal ao redor de  80% e 50% , respectivamente.

Mais recentemente McCullough e cols  1 debateram este tópico  também concluindo que o   Apixaban poderia ser uma alternativa a Varfarina em pacientes com FA não valvar  na presença de  DRC estagio 4/5 ainda que  as evidencias para esta recomendação necessitem estudos mais robustos.

blog captura

 

Bilbiolgrafia Recomendada