Dia Mundial do Rim com ações em Campos

No Brasil, cerca de 15 milhões de pessoas sofrem de problemas renais e, boa parte desse quantitativo, sequer tem noção de que sofre de alguma doença nos rins. Visando ampliar a conscientização e facilitando o acesso à informação, a Associação Amigos do Rim (AAR), celebrou Dia Mundial do Rim, nesta quinta-feira (9), com atividades realizadas no Vip’s Center Shopping, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

Na ação, a população recebeu material informativo sobre a prevenção de doenças renais e teve a chance de aferir pressão, testar a glicemia e o peso. Participaram do projeto alunos da Liga Académica de Nefrologia da Faculdade de Medicina de Campos, do curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), de Nutrição da Faculdade Redentor e de Enfermagem da Estácio.

Para o diretor médico do Pro Rim Clínica de Doenças Renais, Raymundo Santiago, a ação é uma importante janela de acesso à informação. “Trazer a informação da doença renal crônica para a população é oferecer prevenção, evitando o aumento do alto índice de pacientes. Hipertensão e diabetes são os dois principais fatores de risco, agravados por outro vilão que vem ganhando força, a obesidade”, observou.

A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) incluiu a programação da AAR na agenda nacional de eventos do Dia Mundial do Rim, que, este ano, teve o tema “Doença Renal e Obesidade. Estilo de vida saudável para rins saudáveis”.

– Ver a comunidade fazendo fila para receber nossos serviços, é o comprovante de que existe o interesse em se cuidar, mas, infelizmente, falta acesso à informação. Nesta sexta-feira (10), continuaremos a prestação de serviços, dessa vez nas dependências da Fundação Municipal de Esportes, das 8h às 11h e das 14h às 17h – explicou a coordenadora da AAR, Greice Vasconcelos.

1 2 3 4 5

campos 1 campos 2