Dia Mundial do Rim no Senado

No dia 09 de março de 2017 foi comemorado o Dia Mundial do Rim.

Este ano os nefrologistas brasileiros fizeram uma grande ação em prol da saúde renal e da prevenção da Doença Renal Crônica.

Foram listadas mais de 500 ações no Brasil, entre caminhadas, pedaladas, corridas, ações assistenciais, palestras, cursos, entrevistas na mídia imprensa, na rádio e televisão.

A SBN distribuiu mais de 4.000 camisetas, 15.000 adesivos. 400.000 panfletos, 40.000 cartazes, camisetas para passeio ciclístico. Foi criado um Hotsite do Dia e as fotos dos eventos estão sendo postadas no site, facebook e instagram da SBN.

Diversas personalidades vestiram a camiseta do Dia Mundial do Rim e postaram nas mídias sociais trazendo maior visibilidade para a especialidade, alguns gerando milhares de “likes” e centenas de mensagens e comentários.

Monumentos foram iluminados de azul e vermelho, em Manaus, Rio de Janeiro, e em diversos Municípios brasileiros apenas para citar alguns.

Foi realizada Sessão Plenária no Senado Federal presidida pelo Senador sergipano Dr Eduardo Amorim, com presença da Presidente da SBN, Dra Carmen Tzanno, Presidente da ABCDT, Dr Yussif Mere, Presidente da FENAPAR, Sr Renato Padilha, Presidente da Farbra, Sr João Xavier, Presidente da Abrassrenal, Sr Gilson Nascimento e Vice-Presidente da SOBEN, Enf. Luciano Alvarenga.

O Senador fez um resumo da situação da Doença Renal no Brasil desde a necessidade de Prevenção até medidas que garantam o acesso ao tratamento e financiamento adequado da terapia renal substitutiva (TRS). A seguir cada integrante da mesa fez sua contribuição enfatizando estes aspectos.

Dra Carmen Tzanno, Presidente da SBN reforçou a necessidade de políticas públicas com foco na prevenção, maior equidade no acesso ao tratamento e maior priorização da TRS.

Dr Daniel Calazans, Presidente da Sociedade Mineira de Nefrologia, Dra Miriam Gomes, Presidente da Sociedade Gaucha de Nefrologia, Dr Maurilo Leite, Presidente da Sociedade de Nefrologia do Estado do Rio de Janeiro receberam a palavra e puderam se pronunciar sobre as dificuldades da TRS em seus Estados, que espelham os demais da Federação,  principalmente, as geradas pelo sub-financiamento do tratamento de TRS.

Os Senadores Ronaldo Caiado, Wlademir Moka e Hélio José, os Deputados Federais, Geraldo Rezende, Otávio Leite e Carmen Zannoto também prestigiaram e se pronunciaram na sessão alertando para a importância da prevenção, do acesso ao tratamento e a implementação de ações visando a melhoria do atendimento aos pacientes.

No mesmo dia foi realizada ação na Câmara dos Deputados : Estilo de vida saudável para Rins saudáveis,  com participação de nutricionistas que atenderam e orientaram sobre alimentação saudável aos diversos públicos que lá estavam.

O Deputado Federal Vinicius de Carvalho realizou o lançamento do livro ” A escolha certa na Doença Renal Crônica : manual para pacientes e familiares” de autoria do Jovem Nefrologista pernambucano, representante da região Nordeste do Comitê Jovem Nefrologista da SBN, Dr Marcelo Nonato.

No mesmo dia Dra Carmen Tzanno, Presidente da SBN e Dra Ana Maria Misael, Diretora Secretária da SBN encontraram-se com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros e o Secretário de Assistência a Saúde, Dr Francisco de Assis Figueiredo. Na ocasião foram abordados os temas de Prevenção da Doença Renal Crônica e o alerta do Dia Mundial do Rim quanto aos desafios da TRS.

Esperamos ter alcançado nosso objetivo de dar visibilidade a Doença Renal Crônica no país e mostrar que estamos obstinados na luta por melhorias do setor em prol dos nossos pacientes, dos nefrologistas e da saúde brasileira.

Agradecemos a todos que participaram, colaboraram e se dedicaram a esta causa.

 

“Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível.”

 

Carmen Tzanno Branco Martins

Presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia

 

hoje 2 hoje