Fortaleza recebe programação especial no ‘Dia Mundial do Rim’

Seminário é promovido pela Unifor no dia 9 de março. Este ano o tema principal é a relação entre a obesidade e doenças renais.

http://www.unifor.br/

 

Dados obtidos junto à Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) apontam que, em todo o mundo, existem aproximadamente 500 milhões de pessoas diagnosticadas com problemas renais. (Foto: Ares Soares/Unifor)

Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifor realiza, em parceria com o curso de Medicina, o Seminário “Estilo de Vida Saudável para Rins Saudáveis”, em alusão ao Dia Mundial do Rim.  O evento será realizado no dia 9 de março, no auditório A3, das 18h às 20h, no campus da Unifor.

O seminário debaterá temas como “A doença renal crônica no Brasil: aspectos epidemiológicos”; “Obesidade e doença renal”; “Nutrição e doença renal” e “Exercício físico e doença renal: quais as melhores práticas e quais os riscos do uso de anabolizantes/suplementos vitamínicos”. O seminário é gratuito e aberto para toda a comunidade acadêmica.

De acordo com o médico nefrologista e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifor (PPGSC), Dr. Geraldo Bezerra, muitas pessoas desconhecem o que é a doença renal. “A maioria das pessoas não sabem quais são os fatores de risco para a doença renal crônica (DRC) e, consequentemente, não adotam medidas para a sua prevenção. No contexto da DRC, cujas taxas de incidência e prevalência vêm aumentando ano após ano no mundo todo, é extremamente importante que se faça a orientação de todos, no sentido de adotar medidas preventivas”, afirma.

“A cada ano, o Dia Mundial do Rim tem foco em um determinado aspecto. Já foram trabalhados temas como o diabetes, o transplante renal, a doença renal nas crianças, entre outros. Neste ano de 2017, o foco da campanha é a obesidade: estilo de vida saudável para rins saudáveis”, explica Geraldo.

“Em várias cidades do Brasil e do mundo serão desenvolvidas atividades para orientar as pessoas sobre como ter um estilo de vida saudável (dieta, atividade física etc) para manter os rins saudáveis. Acreditamos que, ao alertar as pessoas sobre a doença renal, é possível que se consiga reduzir o número de casos de DRC em estágio terminal e, por conseguinte, reduzir a necessidade de tratamentos caros e desgastantes para o pacientes do ponto de vista físico e emocional, como a hemodiálise e o transplante renal”, reforça Bezerra.

Dia Mundial do Rim
O Dia Mundial do Rim é uma iniciativa global proposta pela Sociedade Internacional de Nefrologia, em parceria com as sociedades nacionais de diversos países, inclusive a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), cujo objetivo é alertar as pessoas sobre a doença renal e os meios de preveni-la. São realizadas campanhas com o intuito de esclarecer a população e até mesmo profissionais de outras áreas sobre diferentes aspectos da doença renal, incluindo informações desde a prevenção até o tratamento. Em geral são oferecidas atividades de aferição da pressão arterial, medida da glicemia, medidas antropométricas e, em algumas ocasiões, exames laboratoriais, gratuitamente.

Programação
Seminário Dia Mundial do Rim 2017- Estilo de Vida Saudável para Rins Saudáveis
Data: 9 de março de 2017 (quinta-feira)
18h às 18:30 – Tema: “A doença renal crônica no Brasil: aspectos epidemiológicos”
Palestrante: Juliana Gomes Ramalho de Oliveira
18:30 às 19h – Tema: “Obesidade e Doença Renal”
Palestrante: Geraldo Bezerra da Silva Junior
19h às 19:30 – Tema: “Nutrição e doença renal: como prevenir/como tratar”
Palestrante: Ana Carla Novaes Sobral Bentes
19:30 às 20h – Tema: “Exercício físico e doença renal: quais as melhores práticas e quais os riscos do uso de anabolizantes/suplementos vitamínicos”
Palestrante: Paulo Henrique Palácio Duarte Fernandes
Local: Auditório A-3 (Bloco A) – Campus da Unifor
Mais informações: 3477.3280

 

http://g1.globo.com/ceara/especial-publicitario/unifor/ensinando-e-aprendendo/noticia/2017/03/fortaleza-recebe-programacao-especial-no-dia-mundial-do-rim.html