Hucam realiza sua 2ª Semana do Rim do ES

Tema da campanha será “doença renal e obesidade – estilo de vida saudável para rins saudáveis”.

figura

VITÓRIA (ES) – O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está integrada na campanha mundial para alertar que a obesidade tem, entre outros tantos inimigos, a saúde dos rins.

Por meio do Serviço de Nefrologia do hospital, o Hucam irá comemorar a Semana do Rim do Espírito Santo, entre os dias 06 e 10 de março de 2017.

Com o objetivo de informar a população em relação a obesidade e seus fatores de risco associados (Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Mellitus, Doença Renal, entre outros), diversas atividades estão programadas, como palestras, avaliações e orientações de profissionais de saúde.

Há comprovação científica de que a redução da obesidade pode reverter ou retardar a progressão da doença renal crônica (DRC), o que faz ser fundamental enfatizar a importância de hábitos saudáveis na prevenção e tratamento.

A obesidade é um mal que deve atingir 18% dos homens e 25% das mulheres em 2025, de acordo com as mais recentes estimativas. Além disso, apenas no Brasil, estima-se que 2 milhões de pessoas tenham problemas renais, mas cerca de 70% não sabem disso. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, há cerca de 100 mil pacientes em terapia renal substitutiva (diálise e transplante), o que gera despesas de cerca de R$ 2 bilhões por ano.

No dia 6 de março, às 16:30h, acontecerá a palestra “Obesidade e Doença Renal”, com Dra. Mirna Piredda da Graça, médica do Serviço de Endocrinologia do Hucam, no Auditório Rosa Maria Paranhos (Elefante Branco). A palestra será voltada para profissionais e acadêmicos da área de saúde.

Em 9 de março, quando é comemorado o Dia Mundial do Rim, o Hucam receberá médicos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e acadêmicos prestarão atendimento a população em geral, em tendas montadas no pátio do hospital. O atendimento ao público nesse dia acontecerá no período das 8h às 16h, com previsão de 500 atendimentos. Serão realizados serviços como: avaliação e orientação nutricional e clínica, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, orientações de atividades físicas. A proposta é uma estratégia global de prevenção de doenças renais em pacientes assintomáticos.  Em seguida, no dia 10 de março, às 10h, ocorrerá a palestra “Estilo de Vida Saudável para Rins Saudáveis”, com o Professor Dr. José Geraldo Mill, Titular de Fisiologia do Centro de Ciências da Saúde da Ufes, no Auditório Rosa Maria Paranhos (Elefante Branco). Esta palestra também será voltada para profissionais e acadêmicos da área de saúde e tem um público estimado em 100 participantes.

“A motivação para realizar a campanha vem dos dados alarmantes de aumento da incidência e prevalência da Doença Renal Crônica (DRC) em todo o mundo, sendo o Dia Mundial do Rim celebrado em vários países e no Brasil coordenado pela Sociedade Brasileira de Nefrologia. Esperamos conscientizar a população e médicos de outras especialidades de que o diagnóstico precoce das doenças renais permite maiores benefícios das intervenções protetoras dos rins evitando a necessidade de hemodiálise e filas intermináveis de transplantes renais”, explica o chefe do Serviço de Nefrologia do Hospital, o Professor Dr. Lauro Monteiro Vasconcellos Filho.

 

Sobre a Ebserh

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.