Missão

A Sociedade Brasileira de Nefrologia tem por missão congregar médicos e profissionais da saúde em torno da Nefrologia, promovendo o crescimento da especialidade, através do apoio aos profissionais, incentivo a projetos científicos e educacionais, colaboração com as demandas das sociedades médicas afins e com as demandas governamentais, no sentido de garantir à sociedade universalização do acesso à saúde renal.

Visão

Ocupar posição de destaque na sociedade e nas comunidades médica e científica, facilitando o acesso ao conhecimento e à saúde renal, em consonância com as necessidades dos profissionais que atuam na área, dos pacientes com doença renal e do Sistema Único de Saúde e Sistema de Saúde Suplementar, através de uma gestão econômica autossustentável.

Valores

Compromisso com o associado e sociedade, prezando pela ética e transparência nas suas relações.

História

A Sociedade Brasileira de Nefrologia, a SBN, foi fundada no dia 02 de agosto de 1960, alguns meses antes da fundação da Sociedade Internacional de Nefrologia. Sua Ata de Fundação foi assinada por 42 médicos, nem todos nefrologistas. A SBN teve como primeiro Presidente o Prof. José de Barros Magaldi.

Dois anos após sua fundação, em 1962, a Sociedade Brasileira de Nefrologia, sob a presidência do Prof. Jayme Landmann, organizou seu primeiro Congresso. O evento, realizado na cidade do Rio de Janeiro, foi o pioneiro de uma tradição mantida até os dias de hoje. Os Congressos organizados pela SBN são realizados a cada dois anos, em diferentes cidades brasileiras. No início, os Congressos eram presididos pelo próprio Presidente da SBN e realizados na cidade em que o mesmo residia. Entretanto, a partir do ano de 1980, tais funções passaram a ser dissociadas.

Estatuto

Baixar estatuto