Diabetes Mellitus (diabetes)

O que você precisa saber sobre diabetes?

O Diabetes Mellitus, conjunto variado de doenças que se configuram por aumento da glicose no sangue, é uma das maiores causas de doença renal com necessidade de diálise. Tal doença tem atingido proporções alarmantes, em virtude do aumento paralelo da obesidade, do envelhecimento populacional e dos avanços terapêuticos. È responsável por consideráveis aumentos no risco de um adulto desenvolver insuficiência renal crônica. Aproximadamente 25% das pessoas com diabetes tipo I e 5 a 10% dos portadores de diabetes tipo II desenvolve insuficiência nos rins.

Qualquer pessoa com diabetes (tipo I ou II) corre o risco de desenvolver doença renal. A nefropatia diabética se manifesta após vários anos depois de o paciente contrair diabetes. A doença nos rins não apresenta sintomas precoces. Além de invisível, o processo de danificação dos rins é irreversível e pode progredir até converter-se em insuficiência renal crônica terminal.

O diagnóstico da doença não é complexo. O diabetes pode ser detectado por meio de testes simples que pesquisam a presença de açúcar na urina ou que avaliam a quantidade desta substância no sangue. Contudo, o diagnóstico deve ser comprovado através do exame laboratorial de sangue (glicemia). Tais pacientes precisam ser acompanhados inicialmente pelo médico clínico e, conforme necessário, encaminhados ao médico nefrologista.

Qual a prevalência de diabéticos no mundo?

Existem mais de 190 milhões de pessoas com diabetes no mundo. Projeções estimam que esse número crescerá para 300 milhões até o ano de 2030, devido em grande parte ao crescimento da população, ao seu envelhecimento e à urbanização.

Este último fenômeno traz como consequências a alimentação pouco saudável e a falta de exercício físico, o que pode ocasionar a obesidade. Esta é considerada um fator de risco e é, atualmente, um dos focos das ações de saúde pública.

Quais são os fatores de risco?

Urbanização crescente
Idade maior de 45 anos (envelhecimento da população)
Estilo de vida pouco saudável, como:
sedentarismo, dieta inadequada e obesidade
Sobrepeso (IMC – índice de massa
corporal maior ou igual a 25)
Antecedente familiar

Hipertensão arterial (maior que 140 por 90)
Colesterol e/ou triglicerídios maior que o normal
História de macrossomia ou diabetes gestacional
Diagnóstico prévio de síndrome de ovários policísticos
Doença cardiovascular, cerebrovascular
ou vascular periférica definida

Comments are closed.