A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e a Federação Nacional das Associações de Pacientes Renais (FENAPAR) se reuniram na última terça-feira, 21 de outubro, para discutir a grave crise que atinge os serviços de diálise no Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro ocorreu diante da ausência de medidas concretas por parte do Governo Federal para enfrentar o problema.
A situação é considerada crítica e vem sendo descrita como uma crise humanitária. Em diversos estados, clínicas de diálise enfrentam sérias dificuldades para manter suas atividades, colocando em risco o tratamento e a vida de milhares de pacientes renais crônicos.
Um levantamento realizado pela SBN e suas Regionais em maio de 2025 identificou 1.095 pacientes internados em hospitais à espera de vagas em clínicas de diálise. O principal fator apontado é a defasagem superior a 35% nos valores de custeio da terapia renal substitutiva, acumulada ao longo de anos sem reajustes compatíveis com a realidade do setor.
Esse desequilíbrio financeiro crescente tem levado diversas unidades ao limite da sustentabilidade.
Mesmo após sucessivas reuniões e alertas encaminhados ao Ministério da Saúde, ainda não foi apresentada uma proposta efetiva de solução.
A SBN e a FENAPAR reafirmam seu compromisso em buscar medidas urgentes que garantam a continuidade e a qualidade da assistência aos pacientes renais em todo o país.

Comments are closed.





