SBN no Kidney Week 2025: nefrologistas brasileiros destacam avanços em diálise peritoneal e doença óssea na DRC

A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) esteve representada no Kidney Week 2025, o maior congresso mundial de nefrologia, promovido pela American Society of Nephrology (ASN), realizado em Houston.

Participaram, como palestrantes, Daniela Ponce, diretora do Departamento de Injúria Renal Aguda (IRA) da SBN, e Rodrigo Bueno Oliveira, ex-diretor e atual membro do Departamento de DMO-DRC da SBN.

Daniela Ponce integrou a sessão “Re-explorando a Diálise Peritoneal como opção terapêutica na IRA”, que destacou uma recente mudança na política dos Centers for Medicare & Medicaid Services (CMS) dos EUA, estendendo a cobertura em pacientes com IRA. A sessão reuniu experiências dos EUA, Tailândia, Canadá e Brasil, explorando estratégias para ampliar o uso da diálise peritoneal como modalidade viável no manejo da IRA.

Rodrigo Bueno Oliveira integrou a sessão “Efeitos do Diabetes e das terapias do diabetes no esqueleto, no contexo da DRC”, que destacou os desafios fisiopatologicos e terapêuticos no manejo da doença óssea relacionada à principal causa de DRC no mundo, o diabetes. Rodrigo apresentou a conferência “Efeitos dos inibidores do SGLT-2 no metabolismo mineral ósseo em pacientes com Doença Renal Crônica”.

A presença de representantes da SBN reforça a excelência da nefrologia brasileira e sua integração com os grandes debates internacionais da especialidade.

Comments are closed.