A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) participou, na última quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026, de reunião no Ministério da Saúde cuja pauta central foi o reajuste da Terapia Renal Substitutiva no Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante o encontro, foi apresentado o cenário atual da TRS no Brasil, bem como as iniciativas realizadas nos últimos três anos. Também foram discutidas as perspectivas para 2026 e as entregas previstas na área, como iniciativas estruturantes para expansão da diálise peritoneal e novos investimentos em transporte sanitário. Foi informado que está previsto para março o reajuste dos valores da hemodiálise e da diálise peritoneal, com base em estudo de custos atualmente em elaboração.
A sinalização de reajuste atende a uma reivindicação recorrente da SBN, da Fenapar e da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) nos últimos anos, como uma das medidas necessárias para arrefecer a crise humanitária da diálise no país. A SBN solicitou acesso ao referido estudo para análise técnica e eventuais contribuições, tendo sido informada de que o material será disponibilizado à entidade após conclusão.
Como avanço institucional relevante, foi também anunciada a criação da Câmara Técnica Assessora (CTA) de Nefrologia, com participação ativa da SBN. A medida representa um passo importante para consolidar um canal técnico permanente de diálogo entre a especialidade e o Ministério da Saúde, fortalecendo a construção de soluções estruturais para o cuidado das pessoas com doença renal crônica no Brasil.
A SBN reafirma seu compromisso com a sustentabilidade da TRS no SUS, com a qualidade da assistência prestada aos pacientes e com a defesa de condições adequadas para a manutenção e expansão dos serviços de diálise no país. Seguiremos vigilantes, acompanhando de perto os desdobramentos dessa pauta estratégica para a nefrologia brasileira.
Participaram da reunião, pela SBN, o presidente José Moura Neto e o vice-presidente da Região Sudeste da SBN, Pedro Túlio Rocha. Estiveram presentes ainda o presidente da Frente Parlamentar Mista da Nefrologia, o Deputado Federal Vinícius Carvalho; representantes da ABCDT, Yussif Ali Mere Jr e Leonardo Barberes; o Secretário-Executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda; o Secretário da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES-MS), Mozart Sales; a Coordenadora-geral da Atenção Especializada, Carmen Moura; o Diretor do Departamento de Atenção Especializada e Temática (DAET- MS), Arthur Mello; além de membros do corpo técnico da SAES. O nefrologista Lúcio Requião, assessor temático do Ministério da Saúde, também participou da reunião.








Comments are closed.





