A diretoria da SBN se solidariza com amigos e familiares, em especial com Professor Jenner neste momento de dor

Helga Maria Mazzarolo Cruz, filha de Ariosto Mazzarolo e de Severina Ceratti Mazzarolo, nasceu em São Paulo, a 19 de outubro de 1929. É casada com o dr. Jenner Cruz desde 25 de abril de 1957, tendo dois filhos e dois netos.

Seu curso primário foi realizado no Grupo Escolar Oscar Thompson; o primeiro ciclo do curso secundário foi efetuado na Escola Normal Padre Anchieta e o segundo ciclo no Colégio Estadual Franklin Delano Roosevelt.

Prestou concurso de habilitação para a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) pela primeira vez em janeiro de 1948, tendo sido classificada em 2 lugar. Formou-se em 1953, permanecendo sempre entre os primeiros alunos, tendo sido aprovada plenamente ou com distinção em 32 das 33 matérias do curso. Após a conclusão do curso médico, fez internato e residência pela 1 Clínica Médica no Hospital das Clínicas da FMUSP em 1954 e 1955.

Após a residência foi convidada a permanecer na 1 Clínica Médica, que já frequentava desde o 3 ano médico, da qual se aposentou compulsoriamente, aos 70 anos de idade. Além de suas atividades universitárias exerceu clínica particular nesta capital, desde que deixou a residência, de janeiro de 1956 até fins de 1966, quando dispensou essa atividade por causa do nascimento de seus filhos.

Defendeu tese de doutoramento pela FMUSP em agosto de 1963, tendo sido aprovada com distinção, grau 10, recebendo o título de doutor em medicina. Defendeu tese de docência-livre em clínica médica, títulos e provas pela FMUSP em 1971.

Helga Maria Mazzarolo Cruz foi a primeira mulher docente-livre em clínica médica dessa universidade e responsável pela introdução do estudo das funções tubulares, criando na 1 Clínica Médica um laboratório para dosagem dos componentes do equilíbrio ácido-básico e, introduzindo no Hospital das Clínicas da FMUSP, o estudo dos portadores das acidoses tubulares.

Na qualidade de docente-livre tornou-se professora adjunta a partir de 1986, e professora associada a partir de 1988 da disciplina de nefrologia da FMUSP. Não satisfeita com suas atividades médicas como professora e como clínica da a Enfermaria e do ambulatório de nefrologia da 1 Clínica, do qual participou desde a sua fundação em 1951, Helga Maria Mazzarolo Cruz, que desde o curso secundário tinha grande interesse pela história da arte e se dedicava à pintura nas horas vagas, resolveu ampliar os seus conhecimentos humanísticos, obtendo inicialmente o diploma de língua italiana no Istituto Italiano di Cultura, em 20 de março de 1992, e, após, de educação artística na Faculdade Marcelo Tupinambá, colando grau em 12 de julho de 1993, e, finalmente, o diploma de língua italiana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, para o qual entrou, após exame vestibular em 1994. Não satisfeita, completou seus estudos num curso de pós-graduação em italiano na mesma universidade. Defendeu tese de dissertação de mestrado em língua e literatura italiana sobre Giorgio Vasari, em 1999, quando estava completando 70 anos de idade.

A Helga frequentou 80 cursos de aperfeiçoamento no Brasil e no exterior desde o tempo de estudante em medicina. Frequentou ativamente 164 congressos médicos no Brasil e no exterior; tem 251 publicações médicas, a maior parte como primeira autora, e fez 190 comunicações científicas em congressos médicos no Brasil e no exterior.

Helga Cruz colaborou, juntamente com o dr. Jenner Cruz, seu esposo, na publicação de 9 livros de medicina, e tem 29 capítulos publicados nesses livros. É membro ativo de 9 sociedades médicas, incluindo a Sociedade Médica Ítalo-Brasileira e tem quatro títulos de especialista: medicina interna, nefrologia, clínica médica e hipertensão arterial.

Helga Maria Mazzarolo Cruz, finalmente, recebeu várias homenagens e prêmios científicos como o Prêmio Rafael de Barros, o Prêmio Alvarenga, o Prêmio da Associação Paulista de Medicina e o diploma de Dedicação Profissional do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.