Resumos
-
535
Moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, mas que também tem insuficiência renal aguda de origem comunitária.
Vivekanand Jha and Sreejith Parameswaran. Nat. Rev. Nephrol. 9, 278-290 (2013).
Etiologias infecciosas (malária, leptospirose, dengue, diarréia), tóxicas (ervas, envenenamento), peçonhas (cobra, aranha) e outras causas mais frequentemente encontradas em países tropicais são abordadas por essa revisão. Community-acquired acute kidney injury in tropical countries.
-
536
A glomerulonefrite pós-infecciosa tem mudado de epidemiologia nos últimos anos, atingindo cada vez mais a população adulta, especialmente idosos e imunocomprometidos. Com isso, é proposto o termo glomerulonefrite associada é infecção bacteriana.
Samih H. Nasr1, Jai Radhakrishnan. Kidney International (2013) 83, 792-803.
O artigo expõe essas mudanças, incluindo infecções estafilocócicas, e debate sobre fisiopatologia, quadro clínico, diagnóstico laboratorial, patologia e indicação de biópsia, e tratamento. Bacterial infection-related glomerulonephritis in adults.
-
537
O manejo da insuficiência renal aguda na gravidez exige a compreensão das adaptações fisiológicas do rim e do trato urinário durante os vários períodos da gestação. Essas adaptações podem tornar difícil o diagnóstico.
Anjali Acharya, Jolina Santos. Advances in Chronic Kidney Disease, Vol 20, No 3 (May), 2013: pp 215-222.
O texto revisa a etiologia da insuficiência renal aguda nessa população (específicas é como o aborto séptico e a microangiopatia trombótica da gravidez, ou não específicas), os métodos diagnósticos e a abordagem terapêutica clínica e dialética. Acute Kidney Injury in Pregnancy-Current Status.
-
538
Pacientes com doença renal crônica tem diminuição da capacidade física funcional e que, em conjunto com uma baixa atividade física, pode ser um fator de desfechos piores. A população geriátrica é a mais afetada.
atricia Painter and Robin L. Marcus. Clin J Am Soc Nephrol 8: 861-872
O artigo discute as medidas de função e atividade física, com foco nas limitações da performance. Também oferece recomendações para o estímulo da atividade física de acordo com o estágio físico do paciente. Assessing Physical Function and Physical Activity in Patients with CKD.
-
539
O uso de terapias contínuas de substituição renal tem reduzido o uso da diálise peritoneal em unidades intensivas pediátricas. Em crianças com menos de 6 anos, entretanto, ainda é uma modalidade usada.
Melvin Bonilla-Félix. Blood Purif 2013;35:77-80.
Menores custos, simplicidade da técnica, não necessidade de anticoagulação e tolerância hemodinâmica são as vantagens descritas. Também é debatida a controvérsia em relação é adequação da DP em pacientes hipermetabólicos. O artigo tem acesso gratuito. Peritoneal Dialysis in the Pediatric Intensive Care Unit Setting: Techniques, Quantitations and Outcomes.
-
540
Nefrite lúpica é mais comum e mais grave no lupus eritematoso sistêmico com início na criança do que quando inicia na idade adulta. Corticoide via oral ou em pulsoterapia, ciclofosfamida, micofenolato, rituximab e tacrolimus tem sido utilizados com respostas adequadas inicialmente e não tão boas a longo prazo.
P Vachvanichsanong. Lupus 2013 22: 545.
O artigo mostra essas opções de tratamento, comentando seus benefícios e riscos, com ênfase as complicações infecciosas potencialmente fatais. Pediatric lupus nephritis: more options, more chances?
-
541
Rim esponja medular é uma malformação renal que se manifesta com nefrocalcinose, litiase de repetição, defeitos de concentração e acidificação e ectasias ductais.
Antonia Fabris. Nephrol Dial Transplant (2013) 28: 1111-1119
Essa revisão do NDT aborda a patogênese com 3 facetas: como malformação, como doença genética ou como ciliopatia. Descreve as manifestações clínicas, as opções diagnósticas, incluindo radiológicas e as propostas terapêuticas. Medullary sponge kidney: state of the art.
-
542
O crescente uso de transplante hematopoiético de células tronco tem criado um nova e complexa categoria de envolvimento renal através de radiaçãoo em altas doses; nefrotoxicidade por agentes quimioterápicos, imunossupressores e antibióticos; anemia; reação enxerto-hospedeiro; infecções oportunistas; distúrbios imunológicos; distúrbios hidro-eletrolíticos.
Neeraj Singh. Am J Kidney Dis. 61(5):809-821.
Esse artigo aborda a insuficiência renal aguda e crônica que ocorre em consequência deste procedimento e aprofunda o tema microangiopatia trombótica. Kidney Complications of Hematopoietic Stem Cell Transplantation.
-
543
Os potenciais efeitos deletérios das transfusões sanguíneas no prognóstico de um futuro transplante renal voltaram a ser assunto de grandes controvérsias nos últimos anos. Tornou-se aparente que algumas das afirmações sobre o envolvimento das transfusões na sensibilização HLA são baseadas cientificamente; outras são mitos.
Gregorio T. Obrador and Iain C. Macdougall. Clin J Am Soc Nephrol 8: 852-860. )
Essa publicação examina criticamente a literatura sobre os assuntos nos últimos 40 anos, tentando identificar quais as certezas que ainda permanecem em 2012. Effect of Red Cell Transfusions on Future Kidney Transplantation.