Atividades de prevenção de doenças renais marcam as comemorações da “Semana do Rim do Espírito Santo” no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes – HUCAM

O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (HUCAM) através do Serviço de Nefrologia comemorou entre os dias 05 e 09 de março de 2017 a “Semana do Rim do Espírito Santo”.

As atividades realizadas tiveram como objetivo conscientizar e incentivar medidas de acesso à educação, cuidados e prevenção da saúde a todas as mulheres e jovens, enfatizando a importância de estilo de vida saudável, através de medidas como dieta adequada e atividade física regular, além de acompanhamento médico regular para detecção precoce da Doença Renal Crônica.

No dia 08 de março médicos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e acadêmicos atenderam cerca de 250 pessoas, em tendas montadas no pátio do HUCAM.  Foram realizadas: distribuição de folhetos educativos, aferição de pressão arterial, orientação nutricional e clínica, orientação de atividade física e oficina de gastronomia com professores que ensinaram receitas saudáveis com degustação na tenda “Cozinha Saudável: Menos sal, mais emoção”, totalizando 1.000 atendimentos. Foram distribuídas 250 porções de salada, 250 frutas, 300 sementes de hortaliças e 700 copos de água mineral.

No dia 09 de março a palestra “Saúde da Mulher – Cuide de seus rins”, foi ministrada pela Professora Drª Alice Pignaton Naseri, médica do Serviço de Nefrologia do HUCAM, no Auditório Rosa Maria Paranhos (Elefante Branco). Esta palestra contou com a presença de profissionais e acadêmicos da área de saúde totalizando cerca de 100 participantes.