Comitê de Nefrologia Intervencionista informa

A Sociedade Brasileira de Nefrologia, em julho de 2016, encaminhou à ANS uma consulta a respeito da possibilidade de realização e reembolso dos procedimentos da nefrologia intervencionista pelos planos de saúde. Os procedimentos abordados na consulta foram aqueles relacionados aos acessos vasculares, como Doppler venoso e arterial de membros superiores para mapeamento pré-operatório e vigilância de acessos vasculares, além das angioplastias de acessos para tratamento de disfunção por estenoses.

Em resposta à solicitação a Dra. Miuky Goto, responsável do departamento CBHPM / Defesa profissional da AMB, esclareceu que estes procedimentos já estão inclusos nas tabelas TUSS e CBHPM. Sobre a possibilidade de cobertura pelos planos de saúde para procedimentos realizados pelo nefrologista a mesma reforça que:

“A CBHPM não expressa qualquer divisão por especialidade médica, havendo procedimentos mesclados em várias seções e realizados por várias especialidade. A abrangência de atuação médica de cada especialista ou clínico deve ser definida pelas Sociedades de Especialidade e a Associação Médica Brasileira.”

Ainda segundo o posicionamento da AMB “o Rol da ANS não distingue cobertura de procedimento para execução por determinada Especialidade Médica, à exceção daqueles que têm Diretriz de Utilização”, o que não é previsto para os procedimentos incluídos neste questionamento.

Este é um importante passo para a formalização da prática da Nefrologia Intervencionista junto aos planos de saúde e representa uma abertura para negociação com os convênios e inclusão destes procedimento na prática dos  nefrologistas, com adequada remuneração.

A expansão da atuação do nefrologista nesta área é um caminho para tornar o cuidado com o paciente renal mais ágil, possibilitando uma assistência mais pró ativa e ágil pelo nefrologista, principalmente no campo dos acessos vasculares, além de tornar a especialidade mais atrativa para os novos nefrologistas.

Dr. Ricardo Portiolli Franco, coordenador do Comitê de Nefrologia Intervencionista da SBN.