Dia Mundial do Rim 2018 – Instituto do Rim e Hipertensão de Campinas.

O Instituto do Rim e Hipertensão de Campinas é Entidade Filantrópica e de Utilidade Pública Municipal através do Conselho Municipal de Saúde e realizou a maior Campanha de rastreamento e Prevenção da Doença Renal Crônica em 12 anos indo às ruas de encontro a população de Campinas. Esse ano, o tema foi Valorização, Inclusão e Empoderamento da Mulher e a Saúde dos Rins, além do Largo do Rosario , fomos no Campo Grande região da periferia de Campinas.

Além de contar com a divulgação dos fatores de risco através da Rádio CBN , Rádio Brasil e EPTV Globo, informamos diretamente quase 5000 mil pessoas, foram 750 atendimentos com anamnese dirigida para fatores de risco, 400 exames de glicemia , 300 exames de urina tipo 1 e 170 exames de creatinina. Constatamos 17 porcento de exames alterados com algum grau da Doença Renal Crônica . Doze pessoas apresentavam hiperglicemia maior que 400 mg/dl com dores pelo corpo e não sabiam que eram diabéticas.

Os casos de Hipertensão Severa foram encaminhados ao PS e UBS. Os casos crônicos e de maior gravidade estão sendo acompanhado no Instituto do Rim até conseguirem a consulta coma especialidade de Nefrologia com equipe multidisciplinar no SUS.Nessa edição tivemos o apoio da iminente artista Campineira Sandy que não mediu esforços para vestir a camisa da Campanha do Dia Mundial Do Rim.  Obrigado Sandy!! Obrigado aos voluntários da Clínica Humanitas , Instituto do Rim e Hipertensão de Campinas, Laboratório Vozza, apoio da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, especialmente as Professoras Dras Maria Almerinda R .Alves, Marilda Mazalli e Rosana Teresa Onocko Campos pelas brilhantes palestras que esclareceram o público presente com participação dos alunos da Unicamp, amigos, colaboradores e funcionários .

Por fim vale lembrar in memoriam do falecimento do grande amigo e Prof Dr Nestor Schor – EPM -UNIFESP ,que sempre apoiou nossa Jornada Paulista e que agora descansa em paz depois de tantas outras jornadas pela vida, obrigado Professor Nestor. Agradeço ao patrocínio da Fresenius Medical Care e apoio da MTZ produções, além das Sociedades de Especialidade SBN, SONESP e Sociedade Internacional de Nefrologia,Prefeitura Municipal de Campinas – Secretaria de Saúde e Rotary Club de Campinas. Muito Obrigado a todos, José Marcelo Morelli crm78923