Dia Mundial do Rim da Nefruza

DIA MUNDIAL DO RIM: “Saúde da Mulher – Cuide de seus rins”.

O Dia Mundial do Rim e o Dia Internacional da Mulher 2018 foram comemorados no mesmo dia, oferecendo-nos a oportunidade de refletir sobre a importância da saúde das mulheres e, especificamente, a saúde renal.

No dia 07 de Março de 2018, na Avenida Duque de Caxias, Centro, João Pessoa, a Nefruza – Serviços Nefrológicos Fiúza Chaves, realizou atividades prévias com entregas de panfletos informativos, convidando todos a participarem de um evento no dia 08 de março, dia mundial do rim. Além disso, realizou-se uma simulação de hemodiálise com intuito de mostrar a realidade de um doente renal crônico e a importância da prevenção desta doença.

Dia Mundial do Rim da Nefruza

No dia 08 de março de 2018, dia mundial do rim e também dia internacional das mulheres a Nefruza realizou uma ação voltada para a saúde renal com ênfase na saúde da mulher. Foram distribuídas inúmeras garrafas de água, alem disso, foram desenvolvidas diversas atividades referentes ao cuidado com os rins e a prevenção da doença renal, na Lagoa que fica localizado no Parque Solon de Lucena, centro de João Pessoa, Brasil.

Os serviços ofertados à população pela equipe multiprofissional da Nefruza, como aferição da pressão arterial e verificação de glicemia, foram embasados nas duas principais causas da doença renal: Hipertenção Arterial e Diabetes Mellitus.

Foram atendidas 387 pessoas com a faixa etária entre 05 a 81 anos, ou seja, crianças, adolescentes, adultos e idosos, dentre essas pessoas, 169 realizaram a aferição de pressão a arterial; 174 realizaram apenas glicemia; 44 pessoas verificaram pressão arterial e Glicemia.

Captura de Tela 2018-04-17 às 11.19.18

 

Das pessoas atendidas no Parque Solon de Lucena, 14 eram diabéticos, alguns destes com glicemia acima de 300 mg/dl, os quais receberam orientações para retornar ao seu endocrinologista, realizar novos exames, controlar a dieta e o uso dos seus medicamentos.

O dia mundial do rim tem o objetivo de informar o máximo de pessoas possível sobre os fatores de riscos e a prevenção da doença renal crônica. A Enfermeira Paula Toscano e a médica nefrologista, Dra. Érika Fiuza, da Nefruza também levou informações a sociedade através de vários meios de comunicação como rádio, televisão e redes sociais.

Ao longo dos anos, essa Campanha de Prevenção tem-se intensificado, ampliando cada vez mais o número de pessoas atingidas com informações sobre prevenção e a importância do diagnóstico precoce da doença renal crônica. A Nefruza sente-se imensamente orgulhosa em atingir esse objetivo, visando sempre uma melhor assistência a população.