European Specialty Exam in nephrology (ESENeph)

Caro Colega,

Não perca a oportunidade de testar os seus conhecimentos práticos de nefrologia e ficar com uma Certificação Europeia em Nefrologia, com inegável valor curricular, prestigio científico e um verdadeiro passaporte para estágios e intercâmbios entre diferentes serviços.

Os nefrologistas portugueses têm obtido resultados notáveis neste exame europeu. Por esse motivo, somos o país da Europa com maior prevalência de nefrologistas com certificação europeia, em função do número total de nefrologistas nacionais. Esta percentagem já está próxima dos 10%, o que é manifestamente excelente!

No panorama europeu a Suíça passou a assumir este exame, como a única prova (obrigatória) para a obtenção da especialidade em nefrologia. A Estónia, a Letónia e a Lituânia preparam-se para fazer o mesmo a curto prazo.

Entre nós, este exame tem constituído uma clara “mais-valia” curricular, que muitos dos nossos nefrologistas já incorporam nas suas candidaturas  a projetos, bolsas e concursos.

Como vem sendo hábito, a Sociedade Portuguesa de Nefrologia suporta os custos de 50% da inscrição neste exame, a todos os sócios que sejam aprovados no mesmo. Este pagamento é majorado a 100%, para o primeiro classificado de cada júri nacional, do exame final de nefrologia.

Este ano o exame passa a denominar-se “European Specialty Exam in nephrology (ESENeph)”, em substituição do European Certificate in Nephrology. No entanto, o conteúdo e estrutura do exame é rigorosamente idêntico à dos anos anteriores. Será realizado no dia 26 de fevereiro de 2020.

 

As inscrições devem ser feitas no respetivo “site” entre 6 de novembro e 4 de dezembro.

À semelhança do ano passado, a SPN estimula os nossos colegas brasileiros a inscreverem-se nesta prova. Para isso contactamos diretamente a Sociedade Brasileira de Nefrologia. Como morada europeia para a respetiva inscrição, poderão utilizar a da Sociedade Portuguesa de Nefrologia. É expectável que estes colegas brasileiros venham a fazer o exame em Lisboa ou no Porto.

Envio-vos, abaixo, a mensagem do Professor Jorge Cannata e, em anexo, um manuscrito que retrata a realidade europeia, de grande sucesso, do Certificado Europeu em Nefrologia.

Com os meus melhores cumprimentos,

Aníbal Ferreira

 

 

Clinical Kidney Journal, 2019

 

Para maiores informações clique aqui!