Dia Mundial do Rim em CENTRO DE NEFROLOGIA DE CANINDÉ EPP/CRATEÚS

No sentido de reafirmar a busca por uma política de saúde inclusiva que garanta a equidade e permita o acesso ao diagnóstico e tratamento, rompendo e dirimindo as barreiras das iniquidades da assistência à saúde renal no território nacional, como proposto pela Sociedade Brasileira de Nefrologia – SBN, no município de Crateús-CE o Centro de Nefrologia Dr. José Fernandes – CNC CRATEÚS/EPP- em parceria com as políticas sociais e públicas de saúde e educação realizou as ações a seguir:
12/03/2024 – AULÃO DE DANÇA E ORIENTAÇÃO EM GRUPO COM ENTREGA DE INFORMATIVOS SOBRE PREVENÇÃO E FATORES DE RISCO DA DOENÇA RENAL
O Aulão de Dança do dia Mundial do Rim foi pensado com atividade educativa de promoção do bem-estar e elevação da autoestima. Participaram do evento a junto à comunidade, pacientes em tratamento hemodialítico, usuários da Programa Academia da Saúde e profissionais de saúde da atenção primária e do Centro de Nefrologia Dr. José Fernandes. A aula de dança foi facilitada pela profissional de educação física Emiliana Mourão. Seguidamente a assistente social Talita Pinho, prestou orientação coletiva aos participantes sobre prevenção e fatores de riscos da DRC e apresentou o fluxo de acesso ao serviço de nefrologia em Crateús-CE. Por fim, foi entregue folder informativo da Campanha do Dial Mundial do Rim 2024.
13/03/2024 – 1ª CAMINHADA DO DIA MUNDIAL DO RIM
A caminhada integrou o conjunto de atividades do Dia Mundial Rim do Centro de Nefrologia Dr. José Fernandes em 2024, tendo sido um momento aberto à comunidade com participação da equipe do Centro de Nefrologia, o momento contou como um estímulo a prática de atividade física, que pode contribuir para ampliação do bem estar biopsicossocial e minorar infecções e problemas cardiovasculares. Antes da prática, foi realizada uma sessão de alongamento e uma breve intervenção da oral da nutricionista Sandra Valéria e da psicóloga Nayane Costa acerca de como a atividade física pode contribuir para ampliar adesão ao plano alimentar e modular os comportamentos ambivalentes em pessoa em tratamento de Doença Renal e ampliar o vínculo e a interação entre a equipe interdisciplinar, pacientes, familiares e acompanhantes assistidos pelo Centro de Nefrologia. Encerrando a atividade a equipe representada pela profissional Nágella Vasconcelos, realizou o sorteio de brindes e pontou que em 08 anos de funcionamento, marcado pela data de abertura do Centro de Nefrologia Dr. José Fernandes, em 14 de março de 2016, este é o 7º ano consecutivo que ações do diante Mundial do Rim são desenvolvidas pela equipe que possui atualmente atende todos 12 municípios do Ceará/CE, os quais compõem as Regiões de Saúde dos Sertões de Crateús e Inhamuns, no sertão nordestino.

14/04 – ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA MÉDICOS DO SUS, ESTUDANTES DE MEDICINA, PROFISSIONAIS DE SAÚDE e PACIENTES RENAIS CRÔNICOS.
A atividade de educação permanente teve com público participante profissionais médicos do SUS da atenção primária em saúde dos Sertões de Crateús e Inhamuns, estudantes do curso de bacharelado em Medicina da Universidade Estadual do Ceará – UECE, Campus Crateús, Internos do Centro Universitário UNITA, pacientes em tratamento hemodialítico, atendidos no Centro de Nefrologia Dr. José Fernandes e pacientes transplantados. A construção do momento de formação em saúde tivera início com apresentação da proposta do Dia Mundial aos participantes, realizada pela equipe interprofissional, composição de mesa de abertura com autoridades presentes representando as equipes dos serviços de saúde das Regiões de Saúde atendidas pelo serviço de nefrologia de Crateús/CE. Seguidamente, abriu-se a para os depoimentos e relatos de vida das pacientes Zilma Fernandes, a qual se manteve em tratamento conversador por 12 anos em serviço especializado em Fortaleza/CE, estando em tratamento hemodiálico há 01 ano, na fila por transplante renal. Seguido do relato de Francivânia de Araújo, transplantada há 05 anos. Abriu-se para colocações e questionamentos do público participante. Seguidamente fora a formação da atividade de educação permanente que teve por foco a prevenção, diagnóstico precoce e acompanhamento da Doença Renal Crônica- DRC, sendo a formação uma proposição do médico nefrologista Dr. Emmanuel Colares, bem como a apresentação e pactuação do protocolo de referência para a assistência em nefrologia, com fito de ampliar o acesso à informação sobre DRC, garantir que todos têm direito ao diagnóstico e acesso ao tratamento.

Comments are closed.