O Serviço de Nefrologia do HU-UFMA realizou atividade em comemoração ao Dia Mundial do Rim, no dia 14/03/2024, na comunidade remanescente de quilombo Itamatatiua, localizada no município maranhense de Alcântara, que fica distante 90 km da capital de São Luís. No local, vivem mais de 200 famílias, que receberam orientações sobre as doenças renais por médicos Nefrologistas e equipe multiprofissional, além de atendimentos nas áreas pediatria, oftalmologia, clínica geral e nutrição. Foram mais de 300 atendimentos realizados só pela equipe do HU-UFMA.
A ação só foi possível graças ao empenho de muitas instituições envolvidas, entre elas, o Serviço Social da Indústria (SESI), a Prefeitura de Alcântara, a Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão e a Associação Médica Brasileira – Maranhão. Profissionais e residentes do HU-UFMA, além de docentes, pesquisadores e alunos da Universidade, das mais diversas categorias profissionais levaram atendimento e informação sobre a doença renal crônica (DRC) para além dos muros do hospital.
Após uma travessia de ferryboat, de uma hora e meia, e mais 20 minutos por estrada, opção mais rápida para chegar à comunidade, foram realizadas a avaliação médica e multiprofissional para triagem da doença renal e orientações sobre tratamento e prevenção da DRC. Teve também dosagem da creatinina sérica (exame para estimar a função renal), exames oftalmológicos, odontológicos e dinâmicas para as crianças da comunidade.
A UFMA já realiza pesquisas em comunidades remanescentes de quilombo de Alcântara sobre a prevalência da DRC, há cerca de dez anos, sob a coordenação do médico nefrologista e professor da UFMA Natalino Salgado Filho.
Comments are closed.