Com pesar, a Sociedade Brasileira de Nefrologia lamenta o falecimento do Professor Oly Lobato, ocorrido em 17 de julho de 2024, em Porto Alegre

A trajetória do Prof. Oly Lobato é marcada por importantes contribuições à nefrologia. Nos anos 50, ele foi um dos fundadores do “Grupo do Rim” na Enfermaria 2 da Santa Casa de Porto Alegre, agregando com seu entusiasmo e brilho vários talentos que edificaram a especialidade. Sua tese de livre docência, defendida em 1961, foi um marco na medicina do estado, reunindo experiências com 50 casos de biópsia renal percutânea.

O Prof. Oly Lobato transformou a Enfermaria 2 em um serviço dedicado exclusivamente à nefrologia, reconhecido como o berço da especialidade no Rio Grande do Sul. Ele liderou essa unidade de 1963 a 1978, formando muitas das primeiras gerações de nefrologistas. Posteriormente, trabalhou no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde expandiu sua atuação para áreas como Medicina Interna e Oncologia, até sua aposentadoria em 1990.

Mesmo após a aposentadoria, o Prof. Oly Lobato manteve-se ativo, sempre com uma forte característica humanista que inspirou todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Seu legado permanecerá vivo entre seus colegas e alunos.

Neste momento de pesar, expressamos nossos mais sinceros sentimentos aos familiares, amigos e colegas do Prof. Oly Lobato.

Comments are closed.