O Brazilian Journal of Nephrology foi reclassificado como B1 no Qualis Periódicos da CAPES!

Essa reclassificação é resultado de um esforço contínuo e colaborativo. Após diversas reuniões na CAPES e com o apoio crucial da Frente Parlamentar da Nefrologia, o periódico oficial da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) conseguiu alcançar esse importante reconhecimento.

O Qualis/CAPES é um importante sistema de avaliação da produção científica no Brasil, e essa nova classificação do Brazilian Journal of Nephrology reforça a qualidade e a relevância das pesquisas publicadas na nossa área.

Agradecemos a todos os envolvidos por sua dedicação. Este é um marco que nos motiva a continuar avançando para o desenvolvimento da nefrologia no Brasil.

✔️Confira, abaixo, o histórico

Desde 2019, o BJN vinha sendo classificado equivocadamente no Estrato C – o que ocasionou danos ao periódico e aos pesquisadores brasileiros que atuam na área da nefrologia.
– Em janeiro de 2023, a diretoria da SBN e o BJN enviaram recurso administrativo à CAPES.
– Em julho de 2023, após tentativas de contato, a SBN enviou notificação extrajudicial à diretoria da Qualis/CAPES para ratificar a solicitação de revisão da classificação equivocadamente atribuída ao periódico.
– No dia 6 de dezembro de 2023, o presidente da SBN, José Moura Neto, o editor-chefe do BJN, Miguel Riella, e o presidente da FPN, Dep Vinicius Carvalho, reuniram-se com a coordenação da CAPES em Brasília-DF.
– Em fevereiro de 2024, a SBN, através da Frente Parlamentar, enviou novo ofício à CAPES.
– Em resposta ao ofício de fevereiro de 2024, o Presidente da SBN foi recebido no dia 24 de abril de 2024 pela coordenação e corpo técnico da CAPES em Brasília-DF.
– No dia 17 de julho, a Frente Parlamentar da Nefrologia e a Sociedade Brasileira de Nefrologia receberam a notícia de reclassificação do BJN como B1 no Qualis Periódicos da CAPES!

 

Comments are closed.