SBN e SGN enviam ofício ao Ministro-Chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul

A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e sua Regional Gaúcha (SGN) enviaram ofício ao Ministro-Chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, manifestando preocupação com a situação dos pacientes dependentes de diálise no estado, afetados pela recente calamidade.

O ofício destaca os problemas enfrentados pelos serviços de diálise, como danos estruturais, perda de estoques, interrupção dos serviços e dificuldade de acesso aos centros de tratamento, resultantes das enchentes que assolaram a região. A SBN solicita ações imediatas e coordenadas para garantir a continuidade dos cuidados essenciais a esses pacientes.

Além disso, o documento ressalta a urgência de autorizar a produção de insumos específicos para diálise contínua, devido à interrupção da produção pela principal fornecedora, afetada pelas enchentes em Porto Alegre. A SBN solicita a interação entre a Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, o Ministério da Saúde e a ANVISA para avaliar autorizações extraordinárias que possam garantir a normalização do fornecimento dos insumos necessários para o tratamento adequado dos pacientes mais graves.

Comments are closed.