A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), por meio de seu Departamento de Epidemiologia e Prevenção, participou da Consulta Pública Conitec/SECTICS nº 05/2025 – Ciclossilicato de zircônio sódico para tratamento da hiperpotassemia grave em pacientes com doença renal crônica (DRC).
O parecer da SBN foi favorável à incorporação da medicação no Sistema Único de Saúde. As evidências científicas mostraram redução significativa dos níveis de potássio sérico, redução de complicações graves (arritmias e morte súbita), melhoria de qualidade de vida, redução da taxa de hospitalizações e menor chance de descontinuação de medicações sabidamente protetoras para os sistemas cardiovascular e renal (inibidores de enzima conversora de angiotensina e bloqueadores dos receptores de angiotensina).
Desse modo, a SBN, alinhada com o PCDT de DRC do Ministério da Saúde e com diretrizes do KDIGO 2024 e NICE, concluiu que o ciclossilicato de zircônio sódico representa uma opção terapêutica importante para o manejo da hiperpotassemia em pacientes com DRC, contribuindo para a redução de complicações e otimização do tratamento dessa população.
Comments are closed.