SBN participa de nova audiência no Ministério da Saúde para tratar da crise da diálise no Brasil

Na noite da última terça-feira (18/11), a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) participou de nova audiência com o Ministro da Saúde, agenda viabilizada pela Frente Parlamentar da Nefrologia. Representaram a SBN a vice-presidente Lilian Carmo e o vice-presidente Sudeste Pedro Túlio Rocha. Também estiveram presentes o presidente da Frente Parlamentar da Nefrologia, deputado Vinícius Carvalho; o presidente da ABCDT, Yussif Ali Mere, e o diretor Leonardo Barberes. Pelo Ministério da Saúde, além do ministro Alexandre Padilha, participou o secretário-executivo Adriano Massuda.

Na ocasião, a SBN apresentou novamente a gravidade da crise humanitária da diálise e a urgência de medidas de curto e médio prazo. A entidade entregou ao ministro estudo recém-publicado com dados do Censo Brasileiro de Diálise da SBN, que aponta aumento de 143% no número de pacientes em diálise entre 2006 e 2024.

Durante o encontro, a SBN reforçou mais uma vez a necessidade de correção da defasagem dos valores de custeio da terapia renal substitutiva. O estudo de custeio da SBN e ABCDT, elaborado pela Planisa, aponta defasagem de 38% em relação aos valores atualmente pagos na hemodiálise no SUS. Destacou-se também a situação dos mais de 1.000 pacientes internados aguardando vaga em clínicas de diálise, segundo levantamento conduzido pela SBN e suas Regionais – um cenário que decorre do subfinanciamento crônico da diálise.

O ministro mostrou-se receptivo às ponderações e comprometeu-se a trabalhar por ações para o setor, bem como por políticas estruturantes para toda a nefrologia. Esta foi a quarta reunião da SBN no Ministério da Saúde desde junho de 2025. Nas agendas anteriores – com o ministro Padilha (4/6), com o DAET/MS (30/6) e com a SAES/MS (6/10) – a SBN apresentou dados técnicos que sustentam a urgência das medidas. Apesar da boa recepção, o Ministério ainda não estabeleceu prazos.

A Sociedade Brasileira de Nefrologia reafirma seu compromisso com a defesa da nefrologia brasileira e manterá seus associados informados sobre os próximos passos dessa agenda prioritária.

Comments are closed.