A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) realizou na última sexta-feira(5/9), a 3ª edição da Oficina de Doença Renal Crônica. O encontro ocorreu na Escola de Saúde Pública – Multi Hospital, em Florianópolis/SC, reunindo cerca de 50 profissionais do SUS em dois turnos.
A atividade foi conduzida pela diretora financeira da SBN, Patricia Abreu, pela presidente da Regional Santa Catarina da SBN, Denise Simão, e pela diretora do Departamento de Epidemiologia e Prevenção de Doença Renal, Viviane Calice-Silva, com a participação de Sílvia Pimenta, secretária da Regional SC da SBN, e Daniela Salomé de Andrade, diretora da APS da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis. Baseada no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas das Estratégias para Atenuar a Progressão da Doença Renal Crônica, publicado em setembro de 2024, a oficina trouxe aspectos práticos voltados ao diagnóstico precoce e ao manejo clínico da doença, fortalecendo o cuidado renal na atenção primária.
O evento foi realizado pela SBN e teve o apoio da AstraZeneca. A oficina contou ainda com a parceria da Regional Santa Catarina da SBN, da Prefeitura de Florianópolis, da Associação dos Pacientes Renais de Santa Catarina e da Associação dos Centros de Nefrologia de Santa Catarina. Ao final, a avaliação dos participantes mostrou resultados muito positivos: 78,8% afirmaram que a oficina irá mudar a sua prática no cuidado ao paciente com doença renal crônica.
Comments are closed.