Nefrologia tornou-se especialidade credenciada pela AMB na obtenção do Certificado de Área de Atuação em Medicina Paliativa

Conquista no Cuidado de Suporte Renal

Estiveram na AMB, dia 15 de abril de 2019, a Dra. Cassia Gomes da Silveira Santos e o Dr. Alze Tavares, membros do Comitê de Cuidados Paliativos da SBN para reunião de Medicina Paliativa.

Com o avanço da medicina paliativa, o cuidado de suporte ao paciente renal vem ganhando espaço e tornando-se prática essencial no dia-a-dia do nefrologista, o que faz necessário o aprimoramento e a participação da nefrologia nesta área de atuação. Recentemente, a Nefrologia tornou-se especialidade credenciada pela AMB a obtenção do Certificado de Área de Atuação em Medicina Paliativa, mediante exame de proficiência pela AMB.  A Resolução do Conselho Federal de Medicina, Nº 2.221, de 23 de novembro de 2018, que atualiza a relação de especialidades e áreas de atuação médicas aprovadas pela Comissão Mista de especialidades foi publicada no diário oficial da união de 24 de janeiro de 2019. https://www.jusbrasil.com.br/diarios/225071214/dou-secao-1-24-01-2019-pg-67. Desta forma, a AMB lança o 1º Edital de Convocação do Exame de Proficiência para Obtenção do Certificado de Área de Atuação em Medicina Paliativa para a Nefrologia (edital em anexo e no site AMB – www.amb.org.br)

Com a inclusão da especialidade, a SBN torna-se sociedade integrante da Comissão de Medicina Paliativa da AMB, representados pelos membros do Comitê de Suporte Renal-SBN: Dr. Alze Tavares (SP) e Drª Cássia Gomes da Silveira Santos (PR), e passa então a participar dos projetos e decisões desta área de atuação.

 

SBN na reunião da Comissão de Medicina Paliativa da AMB, 15 de abril