Uma perspectiva histórica da diálise
“ Uma perspectiva histórica da diálise”, é um documentário espetacular de 1982, narrado pelo famoso Nefrologista George Schreiner, da Universidade de Georgetown – Washington D.C., com a colaboração da “National Kidney Foundation”.
Podemos observar a maravilhosa contribuição de pesquisadores de diversas partes do mundo, como do escocês Thomas Graham, que cunhou o têrmo diálise, do americano John Jacob Abel, que realizou os primeiros experimentos em animais, e do alemão George Hass, que fêz a primeira diálise em Humanos. É claro que o Holandês Willem Kolff, considerado o pai da hemodiálise, está presente em várias imagens. Nils Awall, na Suécia, criou outro rim artificial, Gordon Murray, um outro no Canadá e Frederick Kiil, um rim em placas paralelas na Noruega.
Os primeiros pacientes em diálise crônica, primeiro com o shunt artério-venoso de Quinton- Scribner e depois com as fístulas artério-venosas, de Cimino e Brescia, são mostrados, com a esperança de novas descobertas, que tornassem a vida desses pacientes mais longa e saudável.
Nas cenas finais dos quase 30 minutos, são mostrados os avanços daquela época da diálise peritoneal e a modernização das máquinas de hemodiálise.
Um documentário imperdível para os Nefrologistas.
Documentário da NBC news de 1965 sobre a História da Hemodiálise
Documentário da NBC news de 1965 sobre a História da Hemodiálise mostra desde a origem do Rim artificial criado por Willem Kolff na Holanda em 1939 , até o início dos programas de diálise, em Seattle (USA) quando o alto custo limitava o tratamento a um número muito pequeno de pacientes. Os aspectos éticos são discutidos entre médicos e políticos.
Cenas especiais mostram o Dr. Belding Scribner , quando juntamente com o engenheiro Wayne Quinton, em 1962, criou o famoso shunt artério-venoso, que possibilitou as primeiras diálises crônicas, inclusive domiciliares, em pacientes com insuficiência renal crônica (hoje doença renal crônica).
O incrível mundo dos rins
O vídeo “O incrível mundo dos rins” foi produzido em 2007, a partir de um texto criado por Dra. Gianna Mastroianni Kirsztajn, na ocasião Coordenadora do Comitê de Prevenção de Doenças Renais da SBN, com a contribuição posterior da Dra. Maria Goretti Penido, que acrescentou algumas cenas à proposta inicial e desenvolveu o vídeo propriamente dito juntamente com sua equipe, incluindo o roteirista Zeca Penido e alunos de graduação.
Contou-se com o patrocínio da indústria farmacêutica e o trabalho de empresas cinematográficas. Foram utilizados no vídeo os personagens Renaldo e Rinaldo, entre outros, que já protagonizavam gibis e materiais informativos sobre prevenção de doença renal nas campanhas “Previna-se” da SBN.