Pesquisa intitulada “Fisioterapia e programas de exercício físico durante as sessões de hemodiálise”

 Este informativo tem como objetivo apresentar a pesquisa intitulada “Fisioterapia e programas de exercício físico durante as sessões de hemodiálise” que será desenvolvida pelo Programa de Pós-graduação em Saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

          Os objetivos desta pesquisa são: identificar e caracterizar os centros de diálise do Brasil que oferecem serviços de fisioterapia e exercício físico durante as sessões de hemodiálise; avaliar o perfil dos profissionais que atuam na realização de fisioterapia e exercício físico; e verificar as barreiras e limitações que impedem a manutenção e a implantação destes serviços.

Todos os centros de hemodiálise serão contatados por meio de ligação telefônica. Em todos os centros que concordarem em participar, será aplicado um rápido questionário por telefone. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da UFJF.

Maiores informações podem ser obtidas com o pesquisador Fabrício Barros (fisiofabricio@yahoo.com.br – 32-999751306) e com o coordenador do projeto Prof. Maycon Reboredo (mayconreboredo@yahoo.com.br – 32-98836-5529).