Público lota auditório da Santa Casa para participar de palestra sobre o Rim

O público lotou o auditório da Santa Casa de Ourinhos para acompanhar a palestra do médico nefrologista, Dr. Luiz Roberto Migliari de Carvalho. O evento fez parte das atividades em comemoração ao Dia Mundial do Rim, celebrado na quinta-feira, 08 de março. A campanha tem o objetivo de alertar e orientar a população sobre a doença e reduzir o impacto dela na sociedade.

Dr. Luiz Roberto Migliari de Carvalho, que é o médico nefrologista do Serviço de Terapia Renal da Santa Casa de Ourinhos, apresentou uma palestra bem esclarecedora e repleta de informações. Segundo ele, a doença atinge 10% da população brasileira e mais de 2 milhões de pessoas fazem tratamento renal no Brasil.

De acordo com o médico, a Diabetes e a Hipertensão são as principais causas da doença. Dr. Luiz Roberto ressaltou ainda que 75% dos casos de insuficiência renal são diagnósticas tardiamente e que 30% dos pacientes com a doença estão acima de 65 anos.

Ao longo da palestra, o médico nefrologista também falou das características do rim, o que é a insuficiência renal (perda das funções dos rins), comentou sobre os tratamentos que variam de caso a caso, os fatores que levam a essa insuficiência renal como gotas, diabetes, o cigarro, o abuso de antiflamatórios, entre outros aspectos e também esclareceu que a avaliação dos rins é feita por meio de exames laboratoriais e de imagens.

Dr. Luiz Roberto afirmou que a única cura para a insuficiência renal é o transplante de rim. A sobrevida deste órgão transplantado é de 10 anos, mas há casos de pacientes que estão há 30 anos transplantados.

Ao final, o médico falou um pouco sobre fatos e mitos sobre o rim e esclareceu dúvidas sobre do público sobre a doença