Relatório das atividades da Campanha Dia Mundial do Rim 2018 – CNC

Relatório das atividades da Campanha Dia Mundial do Rim 2018 – Cnc – Centro De Nefrologia De Caninde – Epp – Crateús (Centro de Nefrologia Dr. José Fernandes de Crateús)

 

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CENTRO DE NEFROLOGIA DE CRATEÚS EM ALUSÃO AO DIA MUNDIAL DO RIM 2018

 

  1. DESCRIÇÃO DA INSTITUIÇÃO – CENTRO DE NEFROLOGIA DE CRATEÚS DR. JOSÉ FERNANDES – CNJF

 

O Centro de Nefrologia de Crateús Dr. José Fernandes – CNC, localizado na avenida Dr. Edilberto Frota Nº 4121, bairro Campo Velho é uma unidade de assistência de Alta Complexidade, sob direção geral do Médico Nefrologista Dr. João Moisés Landim Santana. Atualmente, o CNC realiza consultas especializadas na área de nefrologia e pratica uma modalidade de Terapia Renal Substitutiva (TRS), que é a hemodiálise, oferecendo aos pacientes dialíticos um acompanhamento multiprofissional para o cuidado da pessoa com insuficiência renal crônica em estágio terminal.

O serviço está em pleno funcionamento na cidade de Crateús desde março de 2016, sendo a equipe assistencial do serviço composta pelos seguintes profissionais: Médico, Enfermeiro, Nutricionista, Psicólogo, Assistente Social, Administrador, Técnicos de Enfermagem e pessoal de apoio. Atualmente, estamos atendendo a 145 pacientes dos municípios de Crateús, Independência, Quiterianópolis, Novo Oriente, Ipaporanga, Ararendá, Poranga, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Ipueiras, Tamboril, Tauá e Arneiroz.

 

  1. ATIVIDADES REALIZADAS

 

  • Roda de discussão sobre Saúde da Mulher e Doenças Renais na Faculdade Princesa do Oeste.

Essa atividade ocorreu para estudantes universitários dos cursos de Bacharelado em Enfermagem, Psicologia e Serviço Social, profissionais da saúde do Município e profissionais do CNC. Na ocasião ocorreu palestra com o Médico do CNC Dr. Urbano Galdino e com a Enfermeira da Atenção Básica Rosangela Cavalcante falando sobre Saúde da Mulher e Doenças Renais, apresentando os serviços disponibilizados na atenção básica do nosso município e no Centro de Nefrologia de Crateús e como deve ser fluxo de tratamento na rede de atenção à saúde da mulher.  Esse evento ocorreu no dia 06 de Março de 2018, no auditório da Faculdade Princesa do Oeste em Crateús-CE.

Fotos do evento na Faculdade Princesa do Oeste – Dia 06 de Março

 

Clipboard01 Clipboard03 foto2 zxzx

  • Evento de abertura da campanha no Centro de Nefrologia de Crateús.

No dia 07 de Março de 2018, realizamos atividades integrativas entre os profissionais, pacientes e seus acompanhantes no CNC. Na ocasião, o serviço ofereceu um lanche saudável e apresentação musical na recepção do CNC, celebramos o dia da Mulher e lançamos a campanha compartilhando os seus objetivos e o compromisso de todos com as práticas de prevenção em relação a doença renal crônica.

 

Fotos: Abertura da Campanha Dia Mundial do Rim 2018

 

Clipboard02 Clipboard03 Clipboard04 Clipboard05

 

  • Ações de Promoção e Educação em Saúde para população
  • Tenda “Saúde da Mulher: Cuide dos Seus Rins”

 

No dia 08 de Março de 2018 foi montada uma tenda na Rua Coronel totó, Centro em Crateús-CE. Sendo este um espaço de grande circulação de pessoas, das 07h às 11h, tendo como tema “Saúde da Mulher e Doenças Renais: Cuide dos Seus Rins”.

Na tenda foram realizadas as seguintes ações:

  • Informação a população sobre o funcionamento renal;
  • Preenchimento de ficha de avaliação de risco para DRC
  • Aferição de peso e altura para cálculo do IMC;
  • Orientação com equipe multiprofissional: Nutricionista, Psicologia e Serviço Social.
  • Aferição de pressão arterial;
  • Teste de glicemia capilar;
  • Orientações e avaliação da enfermagem;
  • Orientação e distribuição de material educativo orientando sobre os fatores de risco e outro sobre como acessar o serviço.

3.0– Resultados:

Neste ano, estabelecemos parceria com a gestão municipal de Crateús, Secretaria de Saúde, Escola Técnica de Enfermagem Primeiro de Janeiro, Laboratório São Camilo, Brisa NET, Unimed Crateús, para consolidar a realização da campanha do Centro de Nefrologia de Crateús Dr. José Fernandes, somando a participação ativa em todas as atividades envolvidas tivemos um total de 50 profissionais

A campanha teve um amplo espaço de divulgação, realizada através de sites de notícias da cidade, pela imprensa local através de chamadas na rádio e divulgação de entrevistas realizadas com os profissionais deste serviço durante os dias da campanha.

Quanto ao público total de sujeitos diretamente atendido pelas atividades de campanha totaliza-se um público de 298 pessoas, sendo a maioria predominante de mulheres. Porém, de modo indireto podemos afirmar que qualitativamente a público fora mais amplo, haja vista a Campanha ter sido veiculada na mídia local, com espaço para entrevistas e resposta as dúvidas dos ouvintes.

Fotos: Ação na Tenda Saúde da Mulher e Doença Renal – Dia 08 de Março de

Clipboard01 Clipboard02 Clipboard03 Clipboard04

 

Fotos: Ação na Tenda Saúde da Mulher e Doença Renal – Dia 08 de Março

Clipboard05 Clipboard06 Clipboard07

Fotos: Equipe do Centro de Nefrologia de Crateús

Clipboard08 Clipboard09