Reunião dia 23 de Agosto de 2019 na Associação Médica do RGSUL-AMRIGS

Segundo Forum Gaúcho de Saúde Suplementar 2019

Foi realizado o Forum na sede da Amrigs onde estavam presentes representante: da Frente Parlamentar Da Medicina, representantes do CREMERS, Simers, ANS, médicos, hospitais e prestadores de serviço. Representando a SBN, Dra. Cinthia Kruger Sobral Vieira, Diretoria de Políticas Associativas.

Foram debatidos assuntos, como a precarização  do relacionamento do trabalho médico com as operações de saúde, modelos de remuneração médica onde foram debatidos os modelos existentes hoje em dia, com seu benefícios como: FFF (fee for service) , Pagamento por diária, Pay for performance, FFF + P4P, capitation, oraçamentacao (global e parcial), Diagnosis Related  Grouping (DRG), Affordable Care Act (ACA) ou Obama Care. Foi sugerido não condenar Fee for service pois ainda tem espaço,

AS MEDIDAS PARA A SUSTENTABILIDADE DO SISTEMA SUPLEMENTAR:

  • Ampliar o sistema suplementar pois hoje aplica-se a cerca de ¼ da população e está em queda pela migração de usuários para o sistema público;
  • Impostos, custos, materiais e medicamentos
  • Rol da ANS
  • Adoção de novas Tecnologias
  • Novos modelos de planos de saúde (novos produtos)
  • Relacionamento com o usuário
  • Atenção primária na SS.

O representante da ANS, diretor setorial, Dr. Rodrigo Aguiar enfatizou o papel da ANS em utilizar ferramentas de forma sistematizada para o recebimento de reclamações e respostas de demandas de prestadores.

O representante da FP da Medicina em Brasilia, Deputado Federal, Dr Hiran Gonçalves expôs de forma sucinta as atividades que exerce. Tem uma agenda bem extensa. Colocou-se a disposição da SBN para auxiliar no que for necessário à causa nefrológica.

O Dr. Naírio Pereira Santos advogado palestrou sobre aspectos societários, tributários e blindagem patrimonial trazendo vários cuidados na elaboração de uma sociedade.

Iniciativas deste porte precisam ser organizadas mais frequentemente onde todos os setores podem articular-se sempre na tentativa de melhores condições de trabalho e retorno ao paciente.