SBN em reunião na sede do Ministério da Saúde em Brasília

No dia 09/09 às 17 horas a SBN representada pelo seu Presidente , Dr. Marcelo Mazza e seu Vice Presidente , Dr. Daniel Calazans, junto aos membros da ABCDT , na pessoa de seu Presidente  o Dr Yussif  Ali Mere Jr.  e outros membros da Diretoria da ABCDT  o Dr. Leonardo Barberes e Dr. Carlos Pinho mais o representante da FENAPAR, o Sr. Renato Padilha , estiverem se reunindo com o Senhor Ministro da Saúde Dr. Luiz Henrique Mandetta.

As entidades puderam discutir e expor ao Ministro a crise por que passa a Nefrologia Brasileira baseados em documento conjunto enviado ao MS no começo deste anos . A SBN alertou ao Ministro sobre a situação da falta de vagas para realização de diálise ambulatorial, da necessidade urgente de revisão do subfinanciamento por que passa a hemodiálise, retomada da dialise peritoneal , incentivo  ao transplante renal e da mudança de cenário por que passa  a especialidade pela  aquisição crescente das unidades de diálise pelas indústrias do setor

Um grupo de trabalho , já formado na Coordenação Geral de Atenção Especializada(CGAE/DAET/SAS/MS) que já vem discutindo estes temas juntos às entidades estão a detalhar estas propostas (já encaminhadas ao Grupo de trabalho pela SBN) sendo que uma nova reunião será agendada com o Ministro Mandetta a fim de propor mudanças na forma de remuneração entre outras propostas. Estamos na expectativa, que estas discussões, possam se traduzir em ações efetivas para que uma mudança da nossa realidade a curto e a longo prazo possam acontecer em nossa especialidade.