SBN participa de primeira reunião de trabalho da Secretaria Estadual de Nefrologia do Rio de Janeiro

A Sociedade Brasileira de Nefrologia foi convidada para participar da primeira reunião do grupo de trabalho criado pela Secretaria Estadual de Nefrologia do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo desse fórum é sugerir planos de ações para o Secretário Estadual de Saúde solucionar os principais problemas da assistência aos pacientes renais do Estado. Foram priorizadas a criação de vagas para TRS ambulatorial dos pacientes com falência renal funcional aguardando alta hospitalar. A necessidade urgente de normalizar a dispensação das medicações excepcionais fornecidas pelo SUS e a realização de fístulas artério venosas.

Participaram da reunião a Dra. Elaine Lúcio (chefe de gabinete), Claudia Mello (sub secretária de vigilância sanitária), Adna Spasojevic (superintendente de vigilância sanitária), Alan Castro (SBN), Reinaldo Chain (vigilância sanitária), Gilson Silva (Adreterj), Leonardo Barberes (Abcdt), Antonia Bernardo (SAECA -SES), Janequele Azevedo (SAECA-SES) e Claudia Fagundes (TRS-SES). As principais sugestões a serem encaminhadas foram:

– Estudar forma da SES suplementar o valor pago pela TRS que está subfinanciado;

– Pressionar os municípios inadimplentes;

– Monitorar e controlar os principais indicadores de desempenho.

Em relação a medicamentos, a SES já está empenhada junto ao Ministério da Saúde em normalizar a dispensação a curto prazo.
Dra. Beatriz presidente da Sonerj não pode comparecer nessa primeira reunião por motivo de compromisso previamente agendado.

Na foto: Claudia Mello, Alan Castro, Reinaldo Chain, Claudia Fagundes, Elaine Lúcio, Antonia Bernardo e Janequele Azevedo