SBN participa de reunião com a Coordenadoria de Planejamento de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de SP

No último dia 09 de maio, a Diretoria da SBN, representada por seu tesoureiro Dr. David Machado, e a Diretoria da SONESP, representada pela Dra. Cibele Isaac Saad e Dr. José Osmar Medina se reuniram com a Coordenadoria de Planejamento de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, representada pela Dra. Silvany Cruvinel Portas, Dra. Alessandra Mariano Fidencio, Dra. Cristina Megid e Dr. Frederico Carbone Filho.

Na ocasião, foram discutidas as sugestões apresentadas pela SBN/SONESP na consulta pública da Portaria do Centro de Vigilância Sanitária, que estabelece o regulamento técnico sobre boas práticas para os hospitais que realizam sessões de hemodiálise a beira leito em unidades hospitalares, fora da unidade de diálise abrangida pela RDC 11/2014 ou a que venha substituí-la por meio de serviço de diálise móvel, próprio ou terceirizado.

Foram enfatizados pontos como qualidade e segurança de água/osmose reversa, qualidade da água de abastecimento e estrutura física das unidades de saúde, recursos humanos escassos (nefrologista pediátrico e enfermagem), capacitação de recursos humanos, entre outros. Além disso, foi discutida a falta de medicamentos para os pacientes renais crônicos e transplantados renais.