SBN presente no Congresso Brasileiro de Hepatologia

Ontem, em São Paulo, durante o Congresso Brasileiro de Hepatologia 2019, aconteceu o Simpósio “Manejo da Hepatite C na Doença Renal Crônica”, da Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) e da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN)”.

Com moderação feita pelo Dr. Paulo Bittencourt (presidente da SBH) e pela Dra Andrea Pio de Abreu (Secretária Geral da SBN), foram debatidos temas ministrados por Dr. Marcelo Mazza (presidente da SBN) e pela Dra Maria Lúcia Ferraz (professora de Gastroenterologia da UNIFESP), a respeito da Hepatite C no paciente renal crônico no Brasil.

Após amplo debate com participação do público, formado por membros de ambas as Sociedades, ocorreu a primeira reunião do “Comitê da SBN e SBH para Erradicação da Hepatite C na Hemodiálise”, formado pelos doutores participantes do Simpósio e também pela Dra. Carmen Tzanno (Coordenadora do Departamento Ensino e Titulação da SBN), Dra. Irene Noronha (Coordenadora do Departamento de Nefrologia Clínica da SBN), Dra. Cinthia Vieira (Diretora de Políticas Associativas da SBN) e Dra. Nathalia Pestana (Membro do Comitê de Jovens Nefrologistas e do Departamento de Nefrologia Clínica da SBN).

O objetivo do Comitê será o de trabalhar com ações, junto ao Ministério da Saúde, para erradicar o vírus da Hepatite C nas hemodiálises do país.