A Sociedade Brasileira de Nefrologia lamenta profundamente o falecimento da nefrologista Eva Alves Miranda, ocorrido em 18 de junho de 2025.

Nascida em 1945, formou-se em Medicina pela FAMEB/UFBA em 1969 e realizou residência médica no Hospital dos Servidores do Estado, no Rio de Janeiro. Foi uma das pioneiras da nefrologia na Bahia, contribuindo de forma marcante para a formação de nefrologistas e o desenvolvimento da especialidade no estado.

Com destacada atuação no Hospital Português de Salvador, desde os anos 1970, no HUPES-UFBA e no Hospital Ana Nery, onde foi preceptora por mais de duas décadas, Eva Miranda participou da equipe que realizou o primeiro transplante renal na Bahia, ocorrido em Salvador, em outubro de 1980. Foi cofundadora da Clínica Nephron, no início da década de 1980. Em 2019, recebeu o Diploma de Mérito Ético‑Profissional do Cremeb.

Será lembrada por sua doçura e vibrante dedicação à nefrologia. Deixa como legado seu filho, o também nefrologista Luis Filipe Miranda, e o reconhecimento eterno de pacientes, colegas e alunos que tiveram o privilégio de conviver com ela.

A SBN expressa suas mais sinceras condolências à família e amigos. Que seu exemplo siga inspirando gerações.

Comments are closed.