Nota Técnica atualizada pela Anvisa retira obrigatoriedade de uso único de linhas arteriais venosas e dialisadores em pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19

A  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou a Nota Técnica nº 04/2020 com orientações sobre medidas de prevenção e controle da Covid-19 para serviços de saúde. O texto atualizado retira a obrigatoriedade do uso único de dialisadores em pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19. Segundo a Anvisa, no momento, o risco de transmissão de Covid-19 por sangue tem baixíssima probabilidade de ocorrer. Além disso, não foram encontradas evidências científicas que tenham abordado sobre o reprocessamento de linhas arteriais e venosas e dialisadores. Durante a pandemia, a autoridade de vigilância sanitária determinou que esses materiais fossem utilizados apenas uma vez e descartados.

A decisão da Anvisa foi tomada após discussão com especialistas da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), da Associação Brasileira dos Profissionais em Controle de Infecções e Epidemiologia Hospitalar (ABIH) e da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). 

A Nota Técnica nº 04/2020 reitera a recomendação para que os serviços de diálise do país sigam as determinações previstas na RDC N° 11, de 13 de março de 2014, que dispõe sobre os Requisitos de Boas Práticas de Funcionamento para os Serviços de Diálise e na RDC Nº 216, de 9 de fevereiro de 2018.

A nova Nota Técnica está disponível no Portal da Anvisa: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/servicosdesaude/notas-tecnicas/notas-tecnicas-vigentes/NT042020covid31.03.2023alterada02.05.2023.pdf

Comments are closed.