No fim da manhã desta terça-feira (27.6), a Presidente da Regional DF da Sociedade Brasileira de Nefrologia – SBN, Isadora Calvo, esteve no plenário 7 do Congresso Nacional participando da Audiência Pública Jornada da pessoa com doença renal no Sistema Único de Saúde. O evento originado no requerimento do Deputado Federal Dr. Zacharias Calil teve como objetivo debater questões relacionadas à assistência especializada no âmbito do SUS.
A representante da SBN apresentou dados e informações para contextualizar a doença renal crônica no país e alertou os parlamentares presentes sobre as dificuldades dos usuários da rede pública que precisam ou dependem de atendimento especializado em saúde dos rins. “”Existe um déficit de vagas de diálise. A doença renal vem aumentando ano após ano e o número de vagas ofertadas não aumentou””, denunciou.
Outro ponto abordado pela Presidente da SBN-DF é a desigualdade de acesso aos tratamentos. Segundo Isadora, a maior mortalidade por doença renal acontece em municípios interioranos, sobretudo naqueles localizados no norte e no nordeste do país.
Ao falar sobre o diagnóstico precoce, Isadora Calvo lembrou que os testes de creatinina e o exame de urina, utilizados para fazer o diagnóstico precoce da doença renal crônica, são baratos e estão disponíveis no SUS, assim como os medicamentos para tratamento e evitar a progressão da doença. “”Se temos diagnóstico fácil, se temos tratamento disponível, por que a jornada do paciente renal no Brasil hoje é uma tragédia? Nós precisamos organizar esforços, principalmente na atenção primária””, sugere a nefrologista.
Também participaram da audiência: Rodrigo Cariri Chalegre de Almeida, Coord. Geral de Atenção Especializada do Ministério da Saúde; Vanessa Pirolo, Coord. da ABAD; Levimar Araújo, Presidente da SBD; Luís Henrique Caiani, Representante da SBD; Marta da Cunha Lobo Souto Maior, Coord. de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas do Ministério da Saúde; Verônica Savatin, Representante do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde e do Deputado Federal Dr. Zacharias Calil, que presidiu os trabalhos.
Comments are closed.