A Sociedade Brasileira de Nefrologia lamenta profundamente o falecimento do Prof. Marcello Marcondes Machado

O Prof Marcello nasceu em São Paulo em 1933. Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP em 1958 e obteve o título de Doutor em Medicina em 1961.

Entre 1962 e 1964, o Prof. Marcondes foi Fellow de Pesquisa na Washington University, em St. Louis, Estados Unidos, tendo participado do grupo chefiado pelo Prof. Neal S. Bricker e de importantes pesquisas sobre doença renal crônica, cujos resultados formaram a base do entendimento que temos hoje sobre essa condição.

Em 1968, o Prof. Marcondes participou ativamente da reforma da Universidade de São Paulo. Naquele mesmo ano, foi um dos criadores do Curso Experimental de Medicina, que deixou um legado duradouro na história do ensino médico. Nos anos subsequentes, construiu um pioneiro grupo de jovens docentes dedicados simultaneamente ao ensino, à pesquisa e à assistência. Desse grupo surgiram vários quadros que, inspirados em seu exemplo, vieram a ter atuação destacada.

O Prof. Marcondes foi um dos fundadores do Hospital Universitário. No mesmo período, criou o Laboratório de Fisiopatologia Renal (LIM 16), até hoje extremamente ativo na pesquisa dos mecanismos das doenças renais crônicas e de suas complicações. Em 1977, o Prof. Marcondes foi um dos criadores da Disciplina de Nefrologia da FMUSP, da qual foi regente entre 1978 e 1985 e Prof Titular de 1985 a 2003. Sua gestão como Diretor da FMUSP, de 1994 a 1998, foi caracterizada pelo firme apoio ao ensino e à pesquisa.

O Prof. Marcondes foi um dos grandes artífices da pujança da Nefrologia da FMUSP, sempre em ambiente de harmonia, cooperação e agregação de quadros. Seu caráter carismático e conciliador propiciou uma integração de personalidades diversas. Seu legado e sua lembrança permanecerão por muitas gerações.

Aos familiares e amigos, nossos mais sinceros sentimentos.

Comments are closed.