Dia Mundial do Rim 2022, realizado no Hospital das Clínicas/UFPE

Dia Mundial do Rim será celebrado no HC com campanhas de educação e saúde

As ações educativas ocorrerão de 9 a 11 de março

O Dia Mundial do Rim é comemorado todos os anos na segunda quinta-feira de março e, neste ano, será celebrado no Hospital das Clínicas da UFPE não só nessa data (dia 10), mas também nos dias 9 e 11 de marco. As atividades desenvolvidas terão foco no estilo de vida saudável, na qualidade de vida de pessoas que vivem com a doença renal e na importância do SUS para garantia da saúde dos rins. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Essa iniciativa será promovida pela equipe multiprofissional da Área Assistencial de Nefrologia do HC com a Liga do Rim da UFPE e contará com momentos de educação e saúde, com o objetivo de alertar funcionários, pacientes e acompanhantes sobre a importância da atenção à saúde renal. “É importante compreender que o acesso à saúde perpassa pela compreensão e participação dos usuários e profissionais na formulação de políticas públicas de saúde, por isso nós, como profissionais de um hospital universitário, devemos realizar ações de educação em saúde visando a prevenção, promoção e tratamento da doença renal”, explica a assistente social do HC-UFPE Ilka Perusso. 

A doença renal crônica (DRC) ainda é pouco debatida, mesmo acometendo uma quantidade significativa de pessoas: uma a cada 10 no mundo. A DRC é considerada uma lesão irreversível nos rins que se mantém por três meses ou mais, mas que pode ser rastreada com um simples exame, o que torna o diagnóstico precoce tão necessário, capaz de controlar ou retardar a doença. A data mundial foi idealizada pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) buscando educar sobre a doença renal e, em 2022, terá como tema no Brasil: “Saúde dos rins: educando sobre a doença renal, preenchendo a lacuna de conhecimento para o melhor cuidado renal”. 

Confira abaixo a programação oficial da campanha no HC-UFPE:

9 de março: 

8h – Atividades educativas no ambulatório de Pré-Transplante Renal 

10h – Atividades educativas na sala de espera de Hemodiálise 

10 de março:

8h – Atividades educativas no ambulatório de Pós-Transplante Renal 

10h – Atividades educativas na sala de espera de Hemodiálise 

11 de março:

Atividades educativas na portaria 4

Foto 1 A importância do acesso ao serviço de saúde para a saúde dos rins

Foto 2 A importância de um estilo de vida saudável. Ambulatório de pré-transplante

Foto 3 Alimentação saudável para a garantia da saúde renal. Ambulatório de cardiologia

Foto 4 Cuidado com a saúde mental também é cuidar da saúde dos rins

Foto 5 Medicamento somente com prescrição para não prejudicar a saúde do rim

Foto 7 Cuidados com o acesso vascular para a realização da terapia renal substitutiva

Foto 8 Relato de experiência da paciente transplantada, Rute.

Comments are closed.