Nesta quarta-feira, dia 28 de junho, a Clarivate lançou o Journal Citation Reports 2023 (JCR 2023). Os relatórios do JCR fornecem uma variedade de métricas, sendo os indicadores mais conhecidos o Journal Impact Factor™ (JIF™) e o Journal Citation Indicator (JCI). Esses indicadores são amplamente utilizados pela comunidade científica e instituições de fomento à pesquisa na avaliação do desempenho de periódicos.
A nova versão do relatório inclui, pela primeira vez, todos os periódicos da Web of Science Core Collection™ que passaram por uma rigorosa avaliação de qualidade do Web of Science e foram aceitos até dezembro de 2022. A decisão da Clarivate de expandir o JIF para as coleções Arts and Humanities Citation Index™ (AHCI) e Emerging Sources Citation Index™ (ESCI) permitiu que editores de mais de 9.000 periódicos recebessem um JIF pela primeira vez.
Dentre esse seleto grupo, está o Brazilian Journal of Nephrology (Jornal Brasileiro de Nefrologia), periódico da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), que foi indexado na ESCI (Web of Science Core Collection™) em 2022 e, em 2023, recebeu seu primeiro Fator de Impacto: 1.2!
O editor-chefe, Miguel Carlos Riella, e o coeditor Thyago Proença de Moraes, comemoram a conquista do BJN: “”Estamos muito felizes com esse resultado! Agradecemos aos nossos leitores, autores, revisores e editores associados que contribuíram para essa conquista!””
O Presidente da SBN, José A. Moura Neto, destaca que atingir um Fator de Impacto inicial de 1.2 é um resultado muito positivo. Ele ressalta que essa conquista é de extrema relevância não apenas para a comunidade nefrológica brasileira, mas também para os pesquisadores da América Latina. A importância desse marco se estende além dos nefrologistas, abrangendo os diversos pesquisadores que atuam nesse campo na região latino-americana.
Comments are closed.