Comitiva da Sociedade Brasileira de Nefrologia cumpre agenda intensa em Brasília

     Entre os dias 13 e 14 de junho, uma comitiva formada pelo Presidente da SBN, José Andrade Moura Neto, pelo Secretário Geral, Lúcio Requião, pelo Diretor de Políticas Associativas, Pedro Túlio Rocha, e pela Gerente Executiva, Alessandra Tanaka, esteve presente em diversos compromissos institucionais relevantes no Congresso Nacional. Confira:

Reunião no Ministério da Saúde sobre o reajuste da tabela SUS

Governo Federal sinalizou que atualizará o reajuste de 2,5% para 10,3%

     Na terça-feira (13/6), a Sociedade Brasileira de Nefrologia – SBN e a Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante – ABCDT participaram de mais uma reunião no Ministério da Saúde, em Brasília, para discutir a crise da diálise no âmbito do Sistema Único de Saúde.

     Depois de avaliar os questionamentos e ponderações feitos pela SBN e ABCDT sobre a proposta inicial de reajuste, os técnicos do Departamento de Atenção Especializada e Temática (DAET) da Secretaria de Atenção Especializada em Saúde (SAES) revisaram as dados de custo e atualizaram o percentual de reajuste de 2,5% para 10,3%.

     O novo percentual não foi anunciado oficialmente e ainda precisa ser chancelado pelos ministérios do Planejamento e da Fazenda. A expectativa da SBN é que, em breve, o Ministério da Saúde informe a data a partir da qual o reajuste prometido nos procedimentos de diálise começa a vigorar.

     Participaram da reunião: Pedro Tulio Rocha, Diretor de Políticas Associativas da SBN, Alessandra Tanaka, Gerente Executiva da SBN, Yussif Ali Mere Junior e Leonardo Barberes, Presidente e Vice Presidente da ABCDT, respectivamente, Suzana Cristina Silva Ribeiro, Diretora do DAET, Aristides Vitorino de Oliveira Neto, Diretor de Programa da SAES, e Rodrigo Cariri, Coord. Geral de Atenção Especializada.

Participação em Audiência Pública no Senado Federal

Evento debateu o Projeto de Lei que institui o Dia Nacional da Diálise

     O presidente da SBN, José Andrade Moura Neto, foi um dos convidados da Audiência Pública sobre o Projeto de Lei n°1211, de 2020, que institui o Dia Nacional da Diálise, realizada nesta quarta-feira (14/6) no Senado Federal em Brasília.

     Moura Neto compôs a mesa ao lado do Senador Nelsinho Trad, do Presidente da Associação Brasileira dos Centros de Diálise, Yussif Ali Mere Junior, da Presidente da Federação Nacional das Associações de Pacientes Renais e Transplantados no Brasil – FENAPAR, Maria de Lourdes da Silva Alves, do Coordenador Geral de Atenção Especializada da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Rodrigo Cariri Chalegre de Almeida e do Presidente da Aliança Brasileira de Apoio à Saúde Renal – ABRASRENAL, Alexandre Lenin Souza de Oliveira

     Em sua fala, o Presidente da SBN ressaltou a importância da diálise no contexto da assistência às pessoas com doença renal crônica, alertou para a crise humanitária que o setor brasileiro de diálise vem enfrentando e reivindicou melhorias na remuneração dos procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde.

Confira a audiência na íntegra no link: https://legis.senado.leg.br/comissoes/reuniao?0&reuniao=11465

Visita aos gabinetes de deputados e senadores para convite para lançamento da Frente Parlamentar da Nefrologia

Representantes da SBN entregaram convites e reforçaram a importância da iniciativa

Comments are closed.