Comunicado importantíssimo sobre o censo 2022

São Paulo, 4 de novembro de 2022.

O Censo Brasileiro de Diálise da SBN é a nossa melhor fonte de dados para apoiar o desenvolvimento de políticas públicas visando melhorar o tratamento que oferecemos ao paciente com doença renal crônica no Brasil.

Nos últimos dois anos, cerca de 30% dos centros brasileiros participaram ­­­­– almejamos aumentar este percentual para no mínimo 50%.

No presente ano, até o momento, no que se refere ao censo de julho/2022, estamos com um percentual geral de resposta muito baixo, de apenas 17%, o que inviabilizará a realização de estimativas nacionais. Encaminhamos para seu conhecimento a situação atual de resposta de cada região: Norte 16%; Nordeste 21%; Centro-Oeste 8%; Sudeste 14%; e Sul 21%.

Contamos com sua contribuição para que o censo continue fornecendo informações indispensáveis para as necessárias interlocuções de todas as diretorias da nossa Sociedade com as instâncias públicas e privadas relativas ao cuidado da doença renal.

Comitê de Registros e Projetos Nacionais e Internacionais da SBN

Comments are closed.