Neste mês, por meio da Lei Nº 14.585 de 16 de maio de 2023, o Governo Federal instituiu duas novas efemérides da saúde para conscientização da população brasileira sobre doenças que afetam os rins.
Em 26 de fevereiro passa a ser comemorado o Dia Nacional de Conscientização sobre a Hemoglobinúria Paroxística Noturna (HPN), doença rara do sangue caracterizada pela destruição anormal das células vermelhas e pela presença de hemoglobinúria, fenômeno que torna a urina escura. É causada por uma mutação genética que afeta a produção de uma proteína chamada CD55. Os sintomas incluem fadiga, dor abdominal, anemia e aumento do risco de coágulos sanguíneos.
29 de Setembro entra no calendário da saúde como o Dia Nacional de Conscientização sobre a Síndrome Hemolítico-Urêmica atípica (SHUa), uma condição também rara do sangue que causa danos aos glóbulos vermelhos e aos rins. É causada por disfunções no sistema de complemento, parte do sistema imunológico. Os sintomas incluem anemia, trombocitopenia e insuficiência renal.
De acordo com a lei, nestas datas serão desenvolvidas pelos governos federal, estaduais, distrital e municipais, com o apoio da sociedade civil, campanhas para esclarecimento e conscientização da população sobre a HPN e a SHUa, bem como sobre o direito universal à saúde.
Comments are closed.