O Departamento de Hipertensão Arterial (HA) da SBN reforça as orientações da ANVISA quanto ao novo recolhimento de lotes, de várias indústrias farmacêuticas, que produzem losartana potássica devido a presença de impurezas do tipo azido:
1 – Os indivíduos que utilizam o medicamento losartana não devem, sem consultar seu médico, interromper o tratamento com losartana. Os riscos advindos dessa atitude são mais maléficos do que as baixas concentrações dessas impurezas. A suspensão do medicamento anti-hipertensivo pode determinar complicações nos órgãos-alvo da hipertensão como AVC, angina, infarto, doença renal crônica e obstrução de artérias periféricas.
2 – Todo paciente em uso de losartana deve verificar o lote que está tomando e se está entre aqueles que receberam chamado de recolhimento. Aqueles que estiverem nessa condição devem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do laboratório para que seja trocado. Até que a troca seja efetuada, é recomendada a manutenção do medicamento na mesma dose, conforme prescrição médica.
3 – Sugerimos que os posicionamentos anteriores para leigos e para médicos sejam consultados em: [https://www.sbn.org.br/noticias/single/news/posicionamento-do-departamento-de-hipertensao-arterial-da-sbn-sobre-o-recolhimento-da-losartana-do-m/].
4 – O DHA da SBN acompanha essas recomendações da ANVISA e, assim que novas notícias sejam divulgadas, traremos informações atualizadas.
Departamento de Hipertensão Arterial
Sociedade Brasileira de Nefrologia
Comments are closed.