A SBN apresenta a atualização mais recente do Observatório DATASUS, iniciativa já consolidada que monitora continuamente a Doença Renal Crônica e as terapias dialíticas no Sistema único de saúde ( SUS).
O Observatório organiza e disponibiliza dados oficiais, permitindo análises por estado, região e em nível nacional, fortalecendo a tomada de decisão, a gestão em saúde e a formulação de políticas públicas na área renal.
Segundo dados do DATASUS, no período de janeiro a julho de 2025, 155.428 pacientes estavam em terapia renal substitutiva. Desses, 149.002 em hemodiálise e 6.426 em diálise peritoneal.
Internações no SUS:
42.483 por Doença renal crônica (DRC)
28.531 por Injúria renal aguda (IRA)
O Observatório DATASUS segue transformando dados em conhecimento e conhecimento em ação, oferecendo um panorama atualizado e essencial para profissionais, gestores e lideranças da Nefrologia.
O Observatório DATASUS da SBN tem o apoio da AstraZeneca.


Comments are closed.






