O cenário da diálise é grave e preocupante. É urgente o reajuste da Tabela SUS para que as clínicas tenham condições de continuar oferecendo tratamento de qualidade para os mais de 150 mil pacientes renais.
Em conjunto com a ABCDT, a SBN encaminhou ao Ministério da Saúde o Parecer Técnico de Análise do impacto financeiro nas clínicas de diálise e Nefrologia, mostrando dados anteriores já apresentados e indicando defasagem média de 39% na Tabela SUS, que sobe para 53% com o novo piso da enfermagem.
O Parecer, realizado pela Global Auditores Independentes, aponta que o custo da sessão de diálise está em torno de R$302,84, mostrando mais uma vez que o repasse do Governo Federal segue defasado, inviabilizando a operação e manutenção do serviço.
A crise é caótica e a situação das clínicas está próxima de um colapso. Já são inúmeras unidades fechadas pelo país e a saúde do paciente ameaçada, tendo seu tratamento, essencial à vida, prejudicado.
Hoje, no dia do médico, a SBN além de parabenizar todos os médicos, em especial os nefrologistas, também deseja que um presente seja dado a eles, em breve, pelo poder público: a melhor valorização do tratamento para os seus pacientes!
Comments are closed.