SBN tem participação expressiva no 16º Congresso Luso-Brasileiro de Nefrologia, em Estoril
A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) marcou presença no 16º Congresso Luso-Brasileiro de Nefrologia, realizado em Estoril, Portugal, entre os dias 20 e 22 de novembro, consolidando mais uma vez a forte parceria científica entre a SBN e a Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN).
Na quinta-feira (20/11), a diretora financeira da SBN, Patricia Abreu, apresentou os resultados do Registro Brasileiro para Eliminação da Hepatite C nas Unidades de Diálise. O Registro foi conduzido pela SBN e suas Regionais, em parceria com a Sociedade Brasileira de Hepatologia e o Instituto Brasileiro do Fígado.
Na sexta-feira (22/11), o presidente da SBN, José Moura Neto, apresentou resultados preliminares do Projeto Epi-DRC Brasil – iniciativa realizada em 40 cidades em 20 estados brasileiros, que identificou 3.370 pessoas com alteração da creatinina em teste rápido (point-of-care). O Epi DRC Brasil foi conduzido pela SBN e suas Regionais durante a campanha do Dia Mundial do Rim 2025.
Ainda na sexta-feira, a nutricionista Denise Mafra, membro do Comitê de Nutrição em Nefrologia da SBN, apresentou a conferência “O papel dos suplementos proteicos e energéticos na função renal”.
O evento contou também com a presença das presidentes das Regionais SBN, Ana Katarina Lopes (Alagoas) e Ana Flavia Moura (Bahia), além de outros nefrologistas brasileiros.
Coorganizado pela SPN e pela SBN, o Congresso Luso-Brasileiro reafirma-se como um dos principais espaços de integração científica da nefrologia lusófona, promovendo troca de experiências, atualização e colaboração internacional.






Comments are closed.






