Nota de falecimento- Omar da Rosa Santos

A Sociedade Brasileira de Nefrologia lamenta profundamente o falecimento do médico nefrologista e professor Omar da Rosa Santos, ocorrido em 7 de novembro de 2025.

Nascido em 20 de maio de 1940, no Rio de Janeiro (RJ), era filho de Homero da Fonseca Santos e Zulmar da Rosa Santos. Graduou-se em Medicina pela Escola de Medicina e Cirurgia da UNIRIO (1964), instituição na qual obteve também os títulos de Livre-Docente em Nefrologia (1971) e em Clínica Médica (1983).

Com especializações em Reumatologia (1966), Didática do Ensino Superior (1972), Administração Hospitalar (1978) e Nefrologia (1971), o Professor Omar destacou-se como formador de gerações de médicos e como um dos principais responsáveis pela consolidação da nefrologia acadêmica no Rio de Janeiro.

Fundador do Serviço de Nefrologia do Hospital Federal do Andaraí, chefiou por décadas o Serviço de Clínica Médica e Nefrologia do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (1966–2010). Foi também Professor Titular de Clínica Médica da UNIRIO, onde recebeu o título de Professor Emérito em 2012.

Primeiro Livre-Docente em Nefrologia do Brasil, exerceu papel pioneiro e inspirador na especialidade. Presidiu a Sociedade de Nefrologia do Rio de Janeiro e participou da organização do Congresso Mundial de Nefrologia de 2007, realizado no Rio de Janeiro. Por muitos anos, foi membro da Academia Nacional de Medicina, ocupando a Cadeira nº 17 desde sua eleição em 18 de maio de 1989. Na Academia, foi responsável pela organização das celebrações do Dia Mundial do Rim e marcou-se pela eloquência e profundidade da sua oratória.

Autor de inúmeros artigos, capítulos e livros, publicou em 1992 a obra “Insuficiência Renal Aguda” (Revinter) – o primeiro livro brasileiro dedicado ao tema, referência para uma geração de nefrologistas. Sua vasta produção intelectual e sua incansável dedicação à docência, à assistência e à cultura médica deixaram marcas duradouras na história da nefrologia brasileira.

A Sociedade Brasileira de Nefrologia expressa seus mais sinceros sentimentos aos familiares, amigos e discípulos, e rende homenagem a uma vida dedicada à medicina, ao ensino e ao engrandecimento da nefrologia no Brasil.

Comments are closed.